Novo Testamento / I Timóteo

Os escravos.

Capítulo 6

1Todos os que estão sob o jugo da escravidão devem considerar seus senhores como dignos de todo respeito, a fim de que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. 2Aqueles, cujos senhores têm fé, não os desprezem porque são irmãos; ao contrário, sirvam-nos melhor ainda, por serem fiéis e amados os que recebem seus serviços.
Eis o que deves ensinar e recomendar.

A verdadeira piedade.

3Se alguém ensina outra coisa e não segue as salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e a doutrina que é conforme a piedade, 4ele é um ser obcecado pelo orgulho, um ignorante, um doente à procura de controvérsias e de disputas sobre palavras; daí nascem as invejas, as discórdias, as maledicências, as suspeitas malévolas, 5os conflitos entre pessoas de espírito corrupto e desprovidas da verdade, que consideram a piedade como fonte de lucro. 6A piedade é, de fato, grande fonte de lucro para quem se contenta com o que tem. 7Pois nada trouxemos a este mundo e assim também nada dele podemos levar. 8Tendo, pois, comida e roupa, fiquemos contentes com isso. 9Pois os que querem ajuntar riquezas caem na tentação, na armadilha e numa multidão de desejos insensatos e funestos, que mergulham os homens na ruína e na perdição. 10Pois a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro; por seu desejo desenfreado, alguns se desviaram da fé e se envolveram em muitas aflições.

O bom combate da fé.

11Mas tu, homem de Deus, foge de tudo isso; procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. 12Empenha-te no bom combate da fé, conquista a vida eterna para a qual foste chamado e em vista da qual fizeste tua bela profissão de fé diante de tantas testemunhas. 13Perante Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo que, diante de Pôncio Pilatos, deu seu belo testemunho, 14eu te ordeno que guardes o mandamento sem mancha nem repreensão, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, 15que no tempo estabelecido nos será revelada pelo Soberano único e bendito, Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade, que habita numa luz inacessível e que nenhum homem jamais viu nem pode ver. A Ele, honra e poder eterno! Amém.

Conselhos aos ricos.

17Aos ricos deste mundo recomenda que não sejam orgulhosos, que não coloquem sua esperança em riquezas precárias, mas sim em Deus que nos concede tudo em abundância para nosso gozo. 18Que eles façam o bem, enriquecendo-se de boas obras, deem de bom coração, sabendo partilhar; 19desse modo ajuntam para o futuro um sólido capital, com o qual poderão adquirir a vida verdadeira.

Saudação final.

20Ó Timóteo, guarda o depósito, evitando o palavreado profano e as objeções de uma pretensa ciência; 21por tê-la professado, alguns se afastaram da fé.
A graça esteja convosco!

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital