Novo Testamento / I Timóteo

Modo de repreender.

Capítulo 5

1Não repreendas duramente um velho; ao contrário, exorta-o como a um pai; aos jovens, como a irmãos; 2às mulheres idosas, como a mães; às jovens, como a irmãs em toda pureza.

As viúvas.

3Honra as viúvas, quero dizer, as verdadeiras viúvas. 4Se uma viúva tem filhos ou netos, que eles aprendam primeiro a praticar a piedade para com os da própria família e a retribuir a seus pais: é isto que agrada a Deus. 5Mas a verdadeira viúva, a que ficou totalmente sozinha, confia em Deus e consagra os dias e as noites à prece e à oração. 6Quanto àquela que só pensa no prazer, embora viva, está morta. 7Recomenda isto também, para que sejam irrepreensíveis. 8Se alguém não cuida dos seus, sobretudo dos que vivem com ele, este renegou a fé e é pior que um infiel. 9Só pode ser inscrita no grupo das viúvas a que tem mais de sessenta anos e só se casou uma vez. 10Ela deverá ter em seu favor o testemunho de suas boas obras: se educou filhos, exerceu a hospitalidade, lavou os pés dos irmãos, socorreu os aflitos e praticou todo tipo de beneficência. 11Não admitas as viúvas mais jovens, porque, quando são assaltadas por desejos contrários a Cristo, querem casar-se de novo, 12merecendo assim ser condenadas por terem faltado a seu primeiro compromisso.13Além disso, nada tendo a fazer, elas aprendem a andar pelas casas e não são apenas ociosas, mas também tagarelas e indiscretas, falando o que não convém. 14Quero, pois, que as viúvas jovens se casem outra vez, que tenham filhos, que governem sua casa e não deem ao Adversário nenhuma ocasião de insulto. 15Pois algumas já se desviaram para seguir Satanás. 16Se uma mulher cristã tem viúvas em sua família, dê-lhes assistência, a fim de que a Igreja não fique sobrecarregada e possa assim socorrer as verdadeiras viúvas.

Os presbíteros.

17Os presbíteros que exercem bem a presidência merecem uma dupla remuneração, sobretudo os que trabalham no ministério da Palavra e do ensino. 18Com efeito, diz a Escritura: “Não porás mordaça ao boi enquanto debulha o trigo”; e ainda: “O operário merece seu salário”. 19Não aceites acusação contra um presbítero, a não ser por depoimento de duas ou três testemunhas. 20Repreende os culpados diante de todos, a fim de que os outros tenham medo. 21Eu te conjuro diante de Deus, do Cristo Jesus e dos anjos eleitos, observa essas normas com imparcialidade, sem nada fazer por favoritismo. 22Não tenhas pressa de impor as mãos a quem quer que seja, para não te tornares cúmplice dos pecados de outros. Conserva-te puro. 23Não continues bebendo somente água, mas toma um pouco de vinho por causa de teu estômago e de tuas frequentes indisposições. 24As faltas de certas pessoas aparecem antes mesmo de qualquer julgamento; as de outras, ao contrário, só depois. 25Assim também as boas ações aparecem, e as que não são boas não podem ficar ocultas.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital