Novo Testamento / I Timóteo

A falsa e a verdadeira ascese.

Capítulo 4

1O Espírito declara abertamente que, nos últimos tempos, alguns se afastarão da fé para seguir espíritos enganadores e doutrinas diabólicas, 2seduzidos por mentirosos hipócritas, marcados com ferro em brasa em sua consciência. 3Essas pessoas proíbem o matrimônio e o uso de alimentos que Deus criou para serem tomados com ação de graças pelos que creem e pelos que têm o conhecimento da verdade 4Pois tudo o que Deus criou é bom e nenhum alimento deve ser proibido, se for tomado com ação de graças, 5pois a palavra de Deus e a oração o santificam. 6Se tu explicas isso aos irmãos, serás um bom ministro do Cristo Jesus, nutrido dos ensinamentos da fé e da boa doutrina que tens seguido. 7Rejeita, porém, as fábulas profanas, conversas de gente velha. Exercita-te na piedade, 8porque o exercício físico não serve para muita coisa, mas a piedade é útil para tudo, pois ela tem a promessa da vida presente e da futura. 9Esta palavra é segura e digna de todo crédito. 10Se, com efeito, penamos e combatemos, é porque colocamos nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos, sobretudo dos que creem. 11É isto que deves proclamar e ensinar.

Modelo para os fiéis.

12Que ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, mostra-te um modelo para os fiéis pela palavra, pela conduta, pelo amor, pela fé, pela pureza. 13Aguardando minha vinda, consagra-te à leitura, à exortação, ao ensinamento. 14Não descuides o dom espiritual que está em ti, que te foi conferido por uma intervenção profética, com a imposição das mãos do colégio presbiteral. 15Cuida dessas coisas, dedica-te totalmente a elas, a fim de que todos vejam teus progressos. 16Vigia sobre tua pessoa e sobre teu ensinamento; persevera nessas disposições. Agindo assim, tu te salvarás a ti mesmo e aos que te ouvem.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital