Novo Testamento / I Tessalonicenses

A vigilância cristã.

Capítulo 5

1Quanto aos tempos e aos momentos, não precisais que eu vos escreva; 2sabeis muito bem que o dia do Senhor vem como um ladrão de noite. 3Quando se disser: “Há paz e segurança”, então, de repente, cairá sobre eles a destruição, como as dores do parto de uma mulher grávida, e não poderão escapar. 4Mas vós, irmãos, não estais nas trevas, expostos a serdes surpreendidos por aquele dia, como por um ladrão, 5porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Nós não somos da noite nem das trevas; 6por isso, não durmamos como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios. 7Os que dormem, dormem de noite; os que se embriagam fazem-no de noite. 8Nós, porém, que somos do dia, devemos ser sóbrios. Revistamo-nos da couraça da fé e do amor, tendo como capacete a esperança da salvação. 9Porque Deus não nos destinou para sua cólera, mas para entrarmos na posse da salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, 10que morreu por nós a fim de que, acordados ou adormecidos, vivamos unidos a ele. 11Por isso confortai-vos mutuamente, edificando-vos uns aos outros, como já o fazeis.

Exortações finais e saudações.

12Nós vos pedimos, irmãos, que tenhais respeito por aqueles que se esforçam no meio de vós, que vos governam no Senhor e vos aconselham. 13Estimai-os com amor especial, em razão do trabalho deles. Vivei em paz entre vós. 14Nós vos exortamos, irmãos, repreendei os desordeiros, encorajai os tímidos, sustentai os fracos, tende paciência com todos. 15Cuidai que ninguém pague o mal com o mal, mas procurai sempre o bem, quer entre vós, quer para com todos. 16Vivei sempre alegres. 17Rezai continuamente. 18Em todas as ocasiões dai graças a Deus. Esta é a vontade de Deus a respeito de vós em Cristo Jesus. 19Não apagueis o Espírito. 20Não desprezeis as profecias. 21Examinai tudo e ficai com o que é bom. 22Apartai-vos de toda espécie de mal. 23Que o Deus da paz vos leve à santidade perfeita, e todo o vosso ser – espírito, alma e corpo – se conserve sem mancha até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24Aquele que vos chama é fiel e saberá cumprir tudo isso. 25Irmãos, rezai também por nós. 26Saudai todos os irmãos com um beijo santo. 27Eu vos conjuro pelo Senhor que esta carta seja lida a todos os irmãos. 28Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital