Novo Testamento / I São Pedro

Capítulo 2

1Rejeitai, pois, toda malícia e toda fraude e hipocrisia, invejas e toda espécie de maledicência. 2Como crianças recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual, a fim de crescer por meio dele para a salvação, 3se é que experimentastes como é bom o Senhor.

O novo Povo de Deus.

4Aproximai-vos de Jesus, pedra viva que foi rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. 5Vós também sois utilizados como pedras vivas para a construção de um edifício espiritual, para um sacerdócio santo, a fim de oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo. 6Por isso está na Escritura: “Eu ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa; quem nela crer não será confundido”. 7Portanto, a honra cabe a vós que credes. Mas para os incrédulos, “essa pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8pedra que faz tropeçar, rochedo que faz cair”. Por não crerem na Palavra, tropeçam; realmente, esse é o destino deles. 9Mas vós sois raça escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo conquistado por Deus para proclamar as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para sua luz admirável. 10Antes não éreis um povo, mas agora sois o povo de Deus; estáveis excluídos da misericórdia, mas agora obtivestes misericórdia.

O cristão no meio dos pagãos.

11Caríssimos, eu vos exorto, como a estrangeiros e peregrinos, a vos absterdes dos desejos carnais que combatem contra a alma. 12Tende no meio das nações um bom comportamento, para que, justamente naquilo em que vos caluniam como a malfeitores, vendo vossas boas obras glorifiquem a Deus no dia de sua visita.

Respeito às autoridades.

13Sede submissos, por causa do Senhor, a toda instituição humana: ao rei, como a um soberano; 14aos governantes, como a enviados dele para punir os que fazem o mal e para o louvor dos bons. 15Pois a vontade de Deus é que, fazendo o bem, façais calar os insensatos ignorantes. 16Vivei como pessoas livres, não como gente que faz da liberdade um véu para encobrir sua malícia, mas como servos de Deus. 17Honrai a todos, amai vossos irmãos, temei a Deus, honrai o rei.

A obediência aos patrões.

18Criados, sede submissos a vossos patrões, com profundo respeito, não só aos bons e indulgentes, mas também aos severos. 19Pois é um dom suportar, por amor a Deus, as penas, sofrendo injustamente. 20De fato, que merecimento teríeis, suportando o castigo depois de ter pecado? Mas, se fazeis o bem e sabeis sofrer com paciência, isto é agradável aos olhos de Deus.

O exemplo de Cristo.

21Com efeito, é para isto que fostes chamados, pois
também Cristo padeceu por vós,
deixando-vos o exemplo,
para que sigais seus passos.
22Ele jamais cometeu pecado
e em sua boca não se achou engano.
23Insultado, não devolvia o insulto.
Quando era atormentado, não fazia ameaças,
mas confiava sua causa àquele que julga com justiça.
24Sobre a cruz, ele carregou nossos pecados em seu corpo,
a fim de morrermos para o pecado
e vivermos para a justiça.
Suas feridas nos curaram.
25Andáveis desgarrados como ovelhas,
mas agora retornastes ao Pastor e guarda de vossas almas.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital