Novo Testamento / I São João

Fé no Filho de Deus.

Capítulo 5

1Todo aquele que acredita que Jesus é o Cristo, este nasceu de Deus; e todo aquele que ama a Deus, que o gerou, ama também quem dele foi gerado. 2Nisto reconhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e cumprimos seus mandamentos, 3porque o amor de Deus consiste em cumprir seus mandamentos; e seus mandamentos não são pesados. 4Assim, tudo o que nasceu de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que venceu o mundo: nossa fé. 5Quem é que vence o mundo, senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é aquele que veio com água e sangue, Jesus Cristo. Não só com água, mas com água e sangue. E é o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7Assim, são três os que testemunham: 8o Espírito, a água e o sangue; e esses três são concordes. 9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Ora, o testemunho de Deus é o que ele deu de seu Filho. 10Quem crê no Filho de Deus tem em si este testemunho. Quem não crê em Deus faz dele um mentiroso, pois não crê no testemunho que Deus deu de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.

A oração pelos pecadores.

13Eu escrevi estas coisas a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que fiqueis sabendo que tendes a vida eterna. 14Temos nele esta confiança: se pedimos alguma coisa segundo sua vontade, ele nos atende. 15E se sabemos que ele nos atende em tudo que lhe pedimos, sabemos que já possuímos o que lhe pedimos. 16Se alguém vê seu irmão cometendo um pecado que não conduz à morte, reze, e Deus dará a vida a este irmão. Não se trata dos que cometem o pecado que conduz à morte; pois existe um pecado que conduz à morte: por este pecado eu não digo que se deva rezar. 17Toda injustiça é pecado; mas há um pecado que não conduz à morte.

As grandes certezas.

18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca; pois aquele que foi gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir. 19Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 20Sabemos que o Filho de Deus veio e que nos deu a inteligência, a fim de conhecermos o Verdadeiro. Nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. 21Filhinhos, cuidado com os ídolos…

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital