Novo Testamento / I São João

Distinguir os espíritos.

Capítulo 4

1Caríssimos, não acrediteis em qualquer inspiração, mas examinai as inspirações para ver se vêm de Deus; pois muitos falsos profetas andam pelo mundo. 2Nisto podeis reconhecer o espírito de Deus: é de Deus todo espírito que acredita que Jesus Cristo veio como homem; 3e todo espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo que, como ouvistes dizer, está para vir, aliás, agora já está no mundo. 4Filhinhos, vós sois de Deus e vós os vencestes. Pois Aquele que está em vós é maior do que aquele que está no mundo. 5Eles são do mundo, por isso falam de acordo com o mundo, e o mundo os escuta.6Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus nos escuta; quem não é de Deus não nos escuta. É nisso que distinguimos o espírito da verdade e o espírito do erro.

O amor vem de Deus.

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus. Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. 8Mas quem não ama não conheceu a Deus, porque Deus é amor. 9Foi assim que se mostrou o amor de Deus para conosco: ele enviou ao mundo seu Filho único, para que tivéssemos a vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e nos enviou seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados.

Deus é amor.

11Caríssimos, se Deus nos amou assim, devemos nós também nos amar uns aos outros.12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e em nós seu amor é perfeito. 13Nisto conhecemos que permanecemos nele e ele em nós: ele nos deu seu Espírito. 14E nós vimos e atestamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15Aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. 16E nós reconhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos neste amor. Deus é amor; quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. 17Nisto consiste a perfeição do amor em nós: que tenhamos plena confiança no dia do julgamento, pois como Ele mesmo é, assim também somos nós neste mundo. 18No amor não existe medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, pois o medo implica um castigo, e aquele que tem medo não chegou à perfeição do amor. 19Nós amamos, porque ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser que ama a Deus, mas odeia seu irmão, é um mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21Este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital