Novo Testamento / I Coríntios

Carnes imoladas aos ídolos.

Capítulo 8

1Quanto às carnes imoladas aos ídolos, sabemos que nós todos temos a ciência. Mas a ciência envaidece, a caridade, porém, edifica. 2Se alguém julga saber alguma coisa, ainda não aprendeu como é preciso saber. 3Mas quem ama a Deus é por ele conhecido. 4Portanto, quanto ao comer carnes imoladas aos ídolos, sabemos que não há ídolo algum no mundo e que não existe senão um Deus só. 5Pois embora haja, quer na terra, quer no céu, pretensos deuses – e de fato há grande número de deuses e grande número de senhores – 6para nós, porém, só existe um Deus, o Pai, do qual tudo provém e para o qual nós somos feitos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio do qual tudo existe e por meio do qual nós existimos.
7Mas nem todos têm esta ciência. Alguns, em consequência da ideia que ainda têm do ídolo, comem as carnes como se fossem realmente imoladas aos ídolos, e sua consciência, que é fraca, fica manchada. 8Com certeza, não será um alimento que nos aproximará de Deus: se não o comemos, nada nos falta; e se o comemos, nada temos a mais. 9Mas tomai cuidado para que esta liberdade vossa não se torne para os fracos ocasião de queda. 10Se, com efeito, alguém te vê a ti, que tens a ciência, à mesa num templo de ídolos, a consciência dele, que é fraca, não vai se julgar autorizada a comer carnes imoladas aos ídolos? 11E então tua ciência vai fazer perecer o fraco, esse irmão pelo qual Cristo morreu! 12Pecando assim contra os irmãos, ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais. 13Por isso, se um alimento é causa de queda para meu irmão, nunca mais comerei carne, a fim de não causar a queda de meu irmão.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital