Novo Testamento / I Coríntios

O matrimônio cristão.

Capítulo 7

1Quanto às coisas sobre as quais me escrevestes: É bom para o homem abster-se de mulher. 2Todavia, por causa do perigo de impureza, cada homem tenha sua mulher e cada mulher, seu marido. 3Que o marido cumpra seu dever para com a mulher e igualmente a mulher, para com o marido. 4A mulher não dispõe de seu corpo, mas sim o marido. Igualmente, o marido não dispõe de seu corpo, mas sim a mulher. 5Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por certo tempo, para vos dedicardes à oração; depois, voltai a ficar juntos, para que Satanás não vos tente por causa de vossa incontinência. 6O que estou dizendo é uma concessão, não uma ordem. 7Gostaria que todos fossem como eu; mas cada um recebe de Deus seu dom particular: um este, outro aquele. 8Digo todavia aos solteiros e às viúvas que é bom para eles ficarem como eu sou. 9Mas, se não podem conter-se, que se casem: é melhor casar-se que abrasar-se.

Indissolubilidade do matrimônio.

10Às pessoas casadas ordeno, não eu, mas o Senhor: que a mulher não se separe do marido; 11em caso de separação, que ela não torne a casar-se, ou então reconcilie-se com o marido; e que o marido não repudie a mulher.
12Aos outros, sou eu que digo, não o Senhor: se um irmão tem uma esposa que não tem fé, mas consente em coabitar com ele, que ele não a mande embora. 13E se uma mulher tem um marido que não crê, mas consente em morar com ela, que ela não mande embora o marido. 14Pois o marido que não crê é santificado por sua mulher que crê; e a mulher que não crê é santificada pelo marido que crê. Se não fosse assim, vossos filhos seriam impuros, mas eles são santos. 15Mas se aquele que não crê deseja separar-se, separe-se; neste caso, o irmão ou a irmã não estão sujeitos à servidão: Deus nos chamou para a paz.
16Como podes saber, mulher, se salvarás o marido? E como podes saber, homem, se salvarás a esposa?

Continuar em sua condição.

17Fora disso, que cada um continue a viver na condição que o Senhor lhe destinou, tal como o encontrou o chamado de Deus. É isso que prescrevo em todas as Igrejas. 18Alguém era circuncidado quando foi chamado? Não dissimule a circuncisão. Era incircunciso quando foi chamado? Não se faça circuncidar. 19A circuncisão não é nada, como tampouco a incircuncisão; o que importa é observar os mandamentos de Deus. 20Que cada um permaneça na condição em que estava quando foi chamado. 21Eras escravo quando foste chamado? Não te preocupes. Mesmo se puderes ficar livre, tira proveito de tua condição 22Pois quem era escravo, quando foi chamado no Senhor, é um liberto do Senhor; assim também, quem era livre, quando foi chamado, é um escravo de Cristo. 23Vós fostes comprados por um preço. Não vos torneis escravos dos homens! 24Irmãos, que cada um permaneça diante de Deus na condição em que estava quando foi chamado.

A virgindade consagrada.

25Quanto às pessoas virgens, não tenho preceito do Senhor, mas dou um conselho como alguém que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança. 26Penso, pois, que em razão da angústia presente, isto é bom; sim, é bom para a pessoa estar assim. 27Estás ligado a uma mulher? Não procures separação. Não estás ligado a uma mulher? Não procures casamento. 28Mas, se te casares, não pecas; e se a moça se casar, não peca. Mas esses vão sentir as provações da carne, e eu gostaria de poupar-vos.
29Irmãos, isto eu vos digo: o tempo se tornou curto. Então, daqui em diante, os que têm esposa vivam como se não a tivessem; 30os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; 31os que usam deste mundo, como se não o usufruíssem. Porque passa a figura deste mundo.
32Desejo que sejais livres de preocupações. Quem não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, como possa agradar ao Senhor. 33Mas quem é casado preocupa-se com as coisas do mundo, como possa agradar à mulher, e fica dividido. 34A mulher que não é casada, como também a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa de corpo e de espírito. Mas a mulher que é casada cuida das coisas do mundo, como possa agradar ao marido.
35Digo isto para vosso bem, não para vos armar uma cilada, mas sim para estimular-vos ao que é digno e que leva à união com o Senhor sem divisões.

A liberdade de se casar.

36Se, no entanto, alguém julga faltar à conveniência para com sua virgem, deixando-a passar da idade, e que as coisas devem seguir seu curso normal, pode fazer o que quiser; não está pecando: podem casar. 37Se, porém, está firmemente decidido em seu coração e, sem constrangimento de qualquer espécie, mas sendo senhor de suas decisões, resolveu em seu coração guardar sua virgem, fará bem. 38Assim, pois, quem casa sua virgem faz bem; e quem não a casa faz melhor ainda.

O segundo casamento.

39A mulher está ligada durante todo o tempo em que o marido viver; mas, se morre o marido, ela está livre para casar com quem quiser, mas no Senhor somente. 40Contudo, ela será mais feliz, a meu ver, se permanecer como está. Penso que também eu tenho o Espírito de Deus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital