Novo Testamento / I Coríntios

Não julgar antes da hora.

Capítulo 4

1Que cada qual nos considere, pois, como ministros de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2Ora, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. 3Quanto a mim, porém, pouco me importa ser julgado por vós ou por um tribunal humano. Aliás, eu nem sequer julgo a mim mesmo. 4Verdade é que minha consciência não me acusa de nada, mas nem por isso me considero justificado; quem me julga é o Senhor. 5Portanto, vós também, não julgueis nada antes da hora, até que venha o Senhor; é Ele que revelará os segredos das trevas e manifestará as intenções dos corações. E então cada um receberá de Deus o louvor que merecer.

Loucos por causa de Cristo.

6Essas coisas, irmãos, eu as apliquei como exemplo a mim e a Apolo por vossa causa, para que, em nossas pessoas, aprendais o ditado: “Nada além do que está escrito”, para que não vos orgulheis tomando o partido de um contra o outro. 7Com efeito, o que é que te distingue? Que tens que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias como se não o tivesses recebido? 8Já estais saciados! Já vos tornastes ricos! Sem nós vos tornastes reis! Oxalá sejais reis de verdade, para partilharmos também de vossa realeza! 9Pois penso que Deus nos apresentou a nós, apóstolos, na classe mais baixa, como condenados à morte; porque fomos dados em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. 10Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós sois prudentes em Cristo; nós somos fracos, e vós sois fortes; vós sois honrados e nós, desprezados. 11Até agora sofremos fome, sede, nudez; somos maltratados e andamos errantes; 12estamos cansados de trabalhar com nossas mãos. Somos insultados, e abençoamos; somos perseguidos, e enfrentamos; 13somos caluniados, e confortamos. Tornamo-nos como o lixo do mundo, o desdém de todos até agora.

A autoridade de um pai.

14Não é para vos envergonhar que escrevo isso, mas para vos corrigir como a meus filhos muito amados. 15Com efeito, ainda que tivésseis milhares de educadores no Cristo, não tendes muitos pais; pois fui eu quem, pelo Evangelho, vos gerou no Cristo Jesus. 16Eu vos exorto, pois: tornai-vos meus imitadores. 17Foi para isso mesmo que vos enviei Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor; ele vos recordará minhas normas de conduta no Cristo, tais como as ensino por toda a parte em cada Igreja. 18Pensando que eu não iria até vós, alguns se encheram de orgulho. 19Mas em breve irei ter convosco, se Deus quiser, e tomarei conhecimento, não das palavras desses orgulhosos, mas de seu poder; 20pois o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. 21O que preferis? Que eu vá até vós com varas ou com amor e espírito de mansidão?

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital