Novo Testamento / I Coríntios

Coleta para a Igreja de Jerusalém.

Capítulo 16

1Quanto à coleta em favor dos irmãos, observai também vós as normas que dei às Igrejas da Galácia. 2Que em cada primeiro dia da semana, cada um de vós coloque à parte o que conseguiu economizar, sem aguardar minha chegada para recolher os donativos. 3Quando aí chegar, enviarei, com cartas de apresentação, aqueles que julgardes dignos, para que levem vossas doações a Jerusalém; 4e, se valer a pena que eu vá também, eles farão a viagem comigo.

Projetos de viagem.

5Irei até vós, após ter atravessado a Macedônia; pois vou passar pela Macedônia. 6Talvez eu fique convosco ou até mesmo passe o inverno aí, para que me acompanheis aonde quer que eu vá. 7Pois não quero ver-vos somente de passagem: espero ficar algum tempo convosco, se Deus quiser. 8 Todavia, ficarei em Éfeso até Pentecostes; 9pois lá me está aberta uma porta grande e favorável, embora os adversários sejam muitos.
10Se Timóteo chegar aí, cuidai que ele fique sem temor em vosso meio; pois ele trabalha como eu na obra do Senhor. 11Portanto, ninguém lhe falte ao respeito. Acompanhai-o em paz, para que venha encontrar-se comigo: eu o espero com os irmãos.
12Quanto a nosso irmão Apolo, insisti muito com ele para ir até vós com os irmãos, mas ele não quis ir agora de modo nenhum; mas ele irá quando tiver oportunidade.

Recomendações.

13Sede vigilantes, ficai firmes na fé, comportai-vos como homens, sede fortes. 14Que tudo entre vós se faça no amor.
15Mais uma recomendação, irmãos: conheceis a família de Estéfanas, que são as primícias da Acaia; eles se dedicaram ao serviço dos irmãos. 16Colocai-vos também à disposição destas pessoas e de todos os que trabalham e cooperam com elas. 17Fico feliz com a visita de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico, que supriram vossa ausência;
18com efeito, tranquilizaram meu espírito e o vosso. Sabei, pois, dar valor a tais pessoas.

Saudações finais.

19As igrejas da Ásia vos saúdam. Áquila e Prisca vos mandam muitas saudações no Senhor, bem como sua igreja doméstica. 20Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com um beijo santo.
21A saudação é de minha própria mão, Paulo.
22Se alguém não ama o Senhor, seja anátema! “Maranatá”.
23A graça do Senhor Jesus esteja convosco!

24Eu amo a todos vós em Cristo Jesus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital