Novo Testamento / I Coríntios

Dons a serviço da comunidade.

Capítulo 14

1Procurai o amor, mas aspirai também aos dons espirituais, mais ainda à profecia. 2Pois, quem fala em línguas não fala aos homens, mas a Deus; com efeito, ninguém o compreende; ele diz em espírito coisas misteriosas. 3Quem profetiza, porém, fala aos homens: edifica, exorta, conforta. 4Quem fala em línguas edifica-se a si mesmo; mas quem profetiza edifica a Igreja. 5Quero que vós todos faleis em línguas; porém, mais ainda, que profetizeis. Pois aquele que profetiza supera aquele que fala em línguas; a não ser que este interprete, para que a Igreja receba edificação.

O dom das línguas.

6E agora, irmãos, suponhamos que eu venha a vós falando em línguas; em que vos seria útil, se não vos falo em revelação, ou em ciência, ou em profecia, ou em doutrina?  7O mesmo acontece com os instrumentos de música – flauta, cítara: se não tocam distintamente os timbres, como será reconhecido o que se toca com a flauta ou com a cítara?  8De fato, se a trombeta só dá um som confuso, quem vai preparar-se para o combate? 9Assim acontece convosco: se pela língua não proferis uma palavra clara, como se pode entender o que estais dizendo? Estaríeis de fato falando ao vento. 10Há pelo mundo afora não sei quantas espécies de sons, e nenhum é sem sentido. 11Se, pois, não vejo o valor do som, serei um bárbaro para aquele que fala, e aquele que fala é um bárbaro para mim. 12Assim vós também, já que sois ávidos de espíritos, orientai vosso desejo para a edificação da Igreja, para que estejais na abundância.
13Por isso, quem fala em línguas reze para poder interpretar. 14Pois, se rezo em línguas, meu espírito está, sim, em oração, mas minha inteligência é estéril. 15Que fazer então? Rezarei com o espírito, mas rezarei também com a inteligência. Direi um hino com o espírito, mas também o direi com a inteligência. 16Porque se abençoas com o espírito, como é que o não iniciado responderia “Amém!” a tua ação de graças? Ele não sabe o que dizes. 17Sem dúvida, tua ação de graças é excelente, mas o outro não é por ela edificado. 18Graças a Deus, falo em línguas mais que vós todos; 19mas numa assembleia, prefiro dizer cinco palavras com minha inteligência, para instruir também outros, do que dez mil em línguas.
20Irmãos, não sejais crianças nos juízos; crianças para a malícia, sim, mas para o juízo mostrai-vos homens feitos. 21Está escrito na Lei: “Com línguas estrangeiras e por lábios de outros falarei a este povo, mas nem assim me ouvirão”, diz o Senhor.
22Assim, pois, as línguas servem de sinal, não para os que creem, mas para os que não creem; a profecia, porém, não é para os que não creem, mas para os que creem. 23Se, portanto, a Igreja inteira se reúne num mesmo lugar e todos falam em línguas e, se entrarem pessoas não iniciadas ou que não creem, não dirão que vós estais loucos? 24Mas se todos profetizam, e entrar um que não crê ou um não iniciado, ele será convencido por todos e julgado por todos;
25os segredos de seu coração são revelados. Então, caindo com o rosto em terra, ele adorará a Deus, proclamando que Deus está realmente no meio de vós.

Normas práticas.

26Que conclusão tiramos, irmãos? Quando vos reunis, cada um pode ter um cântico, um ensinamento, uma revelação, um discurso em línguas, uma interpretação. Que tudo se faça de maneira a edificar. 27Se alguém fala em línguas, que sejam dois ou no máximo três a falar, e cada um de uma vez; e que haja um intérprete. 28Se não há intérprete, que se cale na assembleia; que se fale a si mesmo e a Deus. 29Quanto aos profetas, que falem dois ou três e que os outros julguem. 30Se algum outro participante tem uma revelação, que o primeiro se cale. 31Pois vós todos podeis profetizar, cada um de uma vez, a fim de que todos sejam instruídos e encorajados. 32Os espíritos dos profetas estão submetidos aos profetas; 33pois Deus não é um Deus de desordem, mas de paz.
Como em todas as Igrejas dos santos,
34as mulheres se calem nas igrejas, pois não lhes é permitido tomar a palavra; que estejam submissas, como diz também a Lei. 35Se elas querem instruir-se sobre algum ponto, interroguem os maridos em casa, pois é inconveniente para uma mulher falar na igreja. 36Ou foi de vós que saiu a palavra de Deus? Ou foi só a vós que ela chegou?
37Se alguém se julga profeta ou inspirado pelo Espírito, reconheça nisso que vos escrevo um mandamento do Senhor. 38Se ele não reconhece, é porque não é reconhecido.
39Assim, pois, meus irmãos, aspirai ao dom da profecia e não impeçais que alguém fale em línguas. 40Mas que tudo se faça com decência e em boa ordem.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital