Novo Testamento / I Coríntios

Lição tirada da história de Israel.

Capítulo 10

1Não quero que ignoreis, irmãos, que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, todos atravessaram o mar 2e, na nuvem e no mar, todos receberam um batismo que os ligava a Moisés. 3Todos também comeram o mesmo alimento espiritual 4e todos beberam a mesma bebida espiritual, porque bebiam de uma rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era o Cristo. 5Mas da maioria deles não se agradou Deus, e a prova é que caíram mortos no deserto.
6Ora, tudo isto aconteceu para nos servir de exemplo, a fim de que não cobicemos coisas más, como eles cobiçaram.
7Não vos torneis idólatras como alguns deles, conforme está escrito: “O povo sentou-se para comer e beber, depois levantou-se para se divertir”. 8E não pratiquemos a fornicação, como o fizeram alguns dentre eles, e pereceram vinte e três mil num só dia. 9Nem tentemos o Senhor, como alguns deles tentaram, e pereceram vítimas das serpentes.10Não reclameis contra Deus, como alguns deles reclamaram, e pereceram pelas mãos do Exterminador. 11Estas coisas lhes aconteceram para servir de exemplo e foram escritas como advertência para nós, para os quais chegou o fim dos tempos. 12Portanto, aquele que julga estar de pé tome cuidado para não cair.
13Nenhuma tentação vos sobreveio que passasse da medida humana. Deus é fiel; não vai permitir que sejais tentados acima de vossas forças, mas com a tentação vos dará o meio de sair dela e a força de suportá-la.

A idolatria e as refeições sagradas.

14Por isso, caríssimos, fugi da idolatria. 15Falo a vós como a pessoas sensatas; verificai vós mesmos o que digo. 16O cálice da bênção que abençoamos não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque existe um único pão, nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo, visto que todos nós participamos de um único pão.
18Considerai o Israel segundo a carne. Os que comem as vítimas dos sacrifícios não estão em comunhão com o altar?
19Que pretendo dizer? Que a carne sacrificada aos ídolos seja alguma coisa? Ou que o ídolo seja alguma coisa? 20Mas o que os pagãos sacrificam, é a demônios que sacrificam e não a Deus. Ora, não quero que entreis em comunhão com os demônios. 21Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis tomar parte na mesa do Senhor e na mesa dos demônios.
22Ou queremos provocar o ciúme do Senhor? Seríamos nós mais fortes que Ele?

A caridade evita escandalizar.

23“Tudo é permitido”; mas nem tudo é proveitoso. “Tudo é permitido”; mas nem tudo é edificante. 24Que ninguém busque seu próprio interesse, mas sim o dos outros. 25Comei de tudo que se vende no mercado, sem fazer pergunta por motivo de consciência; 26pois “do Senhor é a terra e tudo o que ela contém”. 27Se um pagão vos convida à casa dele e aceitais ir, comei de tudo o que vos for servido, sem fazer pergunta por motivo de consciência. 28Mas se alguém vos disser: “Isso foi imolado aos ídolos”, não comais, por causa daquele que vos avisou e por razão de consciência; 29quer dizer, não de vossa consciência, mas da do outro. Pois por qual motivo minha liberdade dependeria do juízo duma consciência alheia? 30Se tomo alguma coisa com ação de graças, por que eu seria censurado por aquilo pelo que dou graças? 31Quer comais, quer bebais, quer façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não sejais ocasião de escândalo nem para os judeus, nem para os gregos, nem para a Igreja de Deus, 33como eu também procuro agradar a todos em tudo, não buscando meu interesse, mas o da multidão, para que sejam salvos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital