Novo Testamento / I Coríntios

Saudação e ação de graças.

Capítulo 1

1Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo do Cristo Jesus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados no Cristo Jesus, chamados para serem santos junto com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor nosso e deles. 3Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 4Agradeço continuamente a meu Deus por vossa causa, pela graça divina que vos foi dada em Cristo Jesus, 5porque nele fostes enriquecidos de todos os dons, os da palavra e os da ciência. 6De fato, o testemunho de Cristo foi confirmado em vós 7a tal ponto que nenhum dom vos falta, enquanto esperais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. 8É ele que vos confirmará até o fim, de modo que estejais livres de culpa no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

As divisões na Comunidade.

10Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, eu vos exorto a serdes todos unânimes no falar, para que não haja divisões entre vós, mas que vivais unidos no mesmo espírito e no mesmo pensamento. 11Pois fui informado a vosso respeito, meus irmãos, por pessoas da família de Cloé, que está havendo discórdias entre vós. 12Refiro-me ao fato de que cada um de vós diz: “Eu sou de Paulo!” – “Eu sou de Apolo!” – “Eu sou de Cefas!” – “Eu sou de Cristo!”13Então, Cristo está dividido? É Paulo que foi crucificado por vós? Ou fostes batizados em nome de Paulo? 14Graças a Deus, não batizei nenhum de vós, a não ser Crispo e Gaio, 15e assim ninguém pode dizer que fostes batizados em meu nome. 16Batizei também, é verdade, a família de Estéfanas, mas dos outros não sei se batizei mais alguém. 17Pois o Cristo não me enviou para batizar, mas para evangelizar, porém, sem usar de palavras eruditas, para que não se torne inútil a cruz de Cristo.

A sabedoria humana e a loucura da cruz.

18Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que se salvam, isto é, para nós, é poder de Deus. 19Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios, aniquilarei a inteligência dos inteligentes. 20Onde está o sábio? Onde está o homem culto?” Onde está o pesquisador deste mundo? Porventura Deus não transformou em loucura a sabedoria deste mundo? 21Com efeito, já que nos sábios desígnios de Deus o mundo não conheceu a Deus por meio da sabedoria, é pela loucura da pregação que aprouve a Deus salvar os que creem. 22Enquanto os judeus pedem milagres e os gregos buscam sabedoria, 23nós anunciamos Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; 24mas àqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, pregamos Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois aquilo que é loucura de Deus é mais sábio que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens. 26Irmãos, vede quem foi chamado entre vós. Não há entre vós muitos sábios, do ponto de vista do mundo, nem muitos poderosos, nem muita gente ilustre. 27Mas Deus escolheu o que no mundo é loucura para confundir os sábios; Deus escolheu o que no mundo é fraco para confundir os fortes; 28Deus escolheu gente sem importância e desprezada pelo mundo, e o que não é nada, para reduzir a nada aquilo que é: 29para que ninguém possa vangloriar-se diante de Deus. 30É por obra dele que vós estais no Cristo Jesus, o qual por ação de Deus veio a ser para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção, 31para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital