Novo Testamento / Hebreus

Jesus, Sumo Sacerdote misericordioso.

Capítulo 5

1Com efeito, todo sumo sacerdote, tirado do meio dos homens, é constituído em favor dos homens em suas relações com Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Ele sabe ter compreensão com aqueles que ignoram e erram, porque ele mesmo está cercado de fraqueza; 3por isso ele deve oferecer por si mesmo sacrifícios pelo pecado, como ele o faz pelo povo. 4Ninguém atribua a si mesmo esta honra, mas a ela a pessoa é chamada por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a glória de tornar-se Sumo Sacerdote, mas recebeu-a de Deus, que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”; 6como também diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, à maneira de Melquisedec”. 7Foi ele que, nos dias de sua vida mortal, dirigiu orações e súplicas, com veemente clamor e lágrimas, Àquele que podia salvá-lo da morte, e foi atendido por causa de sua submissão. 8E, embora fosse Filho, pelos sofrimentos suportados, aprendeu a obediência; 9e, levado à perfeição, tornou-se princípio de salvação eterna para todos os que lhe obedecem, 10pois Deus o proclamou Sumo Sacerdote à maneira de Melquisedec.

Aprofundar a vida cristã.

11Sobre isto temos muitas coisas a dizer, coisas difíceis de expor, porque vos tornastes lentos para compreender. 12Com efeito, embora devêsseis com o tempo ter-vos tornado mestres, precisais de novo que alguém vos ensine os primeiros rudimentos dos oráculos de Deus, e voltais a ter necessidade de leite e não de alimento sólido. 13Realmente, quem ainda se alimenta de leite não pode apreciar a doutrina da justiça, pois é ainda criança;14mas os perfeitos tomam alimento sólido e, por hábito, exercem o senso moral no discernimento do bem e do mal.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital