Novo Testamento / Hebreus

Jesus é superior a Moisés.

Capítulo 3

1Por conseguinte, irmãos santos, vós que participais de uma vocação celeste, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote de nossa profissão de fé, que é Jesus. 2Ele foi fiel Àquele que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. 3Pois ele foi considerado digno de uma glória tão superior à de Moisés, quanto maior é a honra do construtor de uma casa em comparação com a da própria casa. 4Com efeito, cada casa é construída por alguém, mas quem tudo construiu foi Deus. 5Realmente, Moisés foi fiel em toda a sua casa, na qualidade de servo, para testemunhar aquilo que devia ser anunciado mais tarde; 6ao passo que Cristo o foi na qualidade de Filho, colocado à frente de sua casa. E sua casa somos nós, contanto que guardemos a confiança e a ufania de nossa esperança.

Pela fé se entra no repouso de Deus.

7É por isso que, como diz o Espírito Santo:
“Hoje, se ouvirdes sua voz,
8não endureçais vossos corações
como aconteceu na provocação,
no dia da tentação no deserto,
9onde vossos pais me tentaram,
pondo-me à prova,
embora tivessem visto minhas obras
10durante quarenta anos.
Por isso, irritei-me contra aquela geração
e disse: O coração deles sempre se desvia,
não conheceram meus caminhos;
11por isso jurei em minha ira:
Não entrarão em meu repouso”.
12Tomai cuidado, irmãos, para que não haja talvez em algum de vós um coração mau e sem fé, que se afaste do Deus vivo. 13Mas exortai-vos mutuamente cada dia, enquanto dura esse hoje, a fim de que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado. 14Pois nos tornamos participantes de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim nossa confiança inicial, 15porquanto se diz: “Hoje, se ouvirdes sua voz, não endureçais vossos corações como aconteceu na provocação”. 16E quais são os que, após terem ouvido, provocaram? Não foram todos os que tinham saído do Egito por meio de Moisés? 17E contra quem ele se irritou durante quarenta anos? Não foi contra os que haviam pecado e depois caíram mortos no deserto? 18E a quem jurou que não entrariam em seu repouso, senão aos que não haviam acreditado? 19Vemos, pois, que não puderam entrar por causa de sua incredulidade.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital