Novo Testamento / Hebreus

Exortação à fidelidade.

Capítulo 2

1É por isso que devemos aderir com mais atenção aos ensinamentos que ouvimos, para não nos desviarmos deles. 2Pois se a Palavra promulgada por anjos foi de tal modo firme e se toda transgressão e desobediência receberam justa retribuição, 3como poderemos escapar, se desprezarmos tão grande salvação? Esta, inaugurada pela pregação do Senhor, foi confirmada para nós por aqueles que a ouviram, 4enquanto Deus convalidava seu testemunho por sinais, prodígios, milagres de toda espécie e pela comunicação dos dons do Espírito Santo que Ele distribui como quer.

Cristo é o Salvador.

5Com efeito, não foi a anjos que Deus sujeitou o mundo futuro de que estamos falando. 6Alguém testemunhou em certa passagem:
“Que é o homem, para que vos lembreis dele,
ou o filho do homem, para que o tomeis em consideração?
7Vós o colocastes um pouco abaixo dos anjos;
de glória e de honra o coroastes.
8Tudo submetestes a seus pés”.
Pelo fato de lhe haver submetido tudo, nada deixou que ficasse fora de seu domínio. Atualmente, é verdade, ainda não vemos que tudo lhe esteja sujeito.
9Mas Aquele que foi colocado um pouco abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos coroado de glória e de honra, porque ele sofreu a morte: era preciso que, pela graça de Deus, em benefício de todos, ele experimentasse a morte.

Razão dos sofrimentos de Cristo.

10Pois convinha que desejando conduzir à glória um grande número de filhos, Aquele para quem e por quem existem todas as coisas tornasse perfeito, por meio de sofrimentos, o Chefe que os devia guiar para a salvação. 11De fato, o santificador e os santificados têm todos a mesma origem; por isso, ele não se envergonha de chamá-los de irmãos, 12dizendo: “Anunciarei vosso nome a meus irmãos. Eu vos louvarei no meio da assembleia”. 13E ainda: “Quanto a mim, terei confiança nele”. E mais: “Eis-nos aqui, eu e os filhos que Deus me deu”. 14Então, já que os filhos têm em comum o sangue e a carne, ele também participou da mesma condição, para destruir, por sua morte, aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, 15e para libertar aqueles que, durante toda a sua vida, eram mantidos em escravidão pelo medo da morte. 16Pois certamente não é dos anjos que ele se ocupa, mas sim da descendência de Abraão. 17Por conseguinte, ele teve de se fazer em tudo semelhante aos irmãos, a fim de se tornar, nas coisas que se referem a Deus, um Sumo Sacerdote misericordioso e digno de fé, para expiar os pecados do povo. 18Pois pelo fato de ele mesmo ter sofrido pela provação, é capaz de vir em auxílio dos que são provados.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital