Novo Testamento / Hebreus

A vida na comunidade cristã.

Capítulo 13

1Perseverai no amor fraterno. 2Não esqueçais a hospitalidade, pois foi graças a ela que alguns, sem saber, hospedaram anjos. 3Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles, e dos que são maltratados, pensando que vós também tendes um corpo. 4Que o matrimônio seja honrado por todos e o leito nupcial, sem mancha. Pois Deus vai julgar os impuros e os adúlteros 5Que vossa conduta seja livre de avareza, contentando-vos com o que tendes no momento; pois o próprio Deus disse: “Nunca te deixarei, nem te abandonarei”, 6de modo que podemos dizer com plena confiança: “O Senhor é meu auxílio, não terei medo; que pode fazer-me um ser humano?”

Fidelidade.

7Lembrai-vos de vossos chefes, daqueles que vos comunicaram a palavra de Deus e, considerando como terminou a carreira deles, imitai sua fé. 8Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje, e o será para sempre! 9Não vos deixeis enganar por qualquer espécie de doutrinas estranhas: pois é bom que o coração seja fortificado pela graça, não por alimentos que nunca tiveram utilidade alguma para os que fazem disso uma questão de observância.10Temos um altar, do qual não têm direito de se alimentar os que estão ao serviço da tenda.11Com efeito, os corpos daqueles animais, cujo sangue o sumo sacerdote leva ao santuário para expiar o pecado, são queimados fora do acampamento. 12É por isso que Jesus também, para santificar o povo por seu próprio sangue, sofreu do lado de fora da porta. 13Saiamos, pois, até ele, fora do acampamento, levando sua humilhação, 14pois não temos aqui uma cidade permanente, mas buscamos a futura. 15Por meio dele, portanto, ofereçamos a Deus em todo o tempo um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam seu nome.16Não vos esqueçais de fazer o bem e de partilhar com os outros vossas posses, pois tais sacrifícios agradam a Deus. 17Obedecei a vossos chefes e sede-lhes dóceis, pois eles velam sobre vós como quem há de prestar contas disso, a fim de que o façam com alegria e não gemendo, o que não vos seria vantajoso. 18Rezai por nós, porque julgamos ter boa consciência, resolvidos como estamos a nos comportar bem em tudo. 19Eu vos exorto a fazê-lo com mais insistência, para que eu vos seja restituído mais rapidamente.

Recomendações e saudações finais.

20Que o Deus da paz, que dos mortos reconduziu o grande Pastor das ovelhas em virtude do sangue de uma aliança eterna, nosso Senhor Jesus, 21vos torne aptos para cumprir a vontade dele em toda a espécie de bem, produzindo em nós o que lhe é agradável por meio de Jesus Cristo, a quem seja dada a glória pelos séculos dos séculos! Amém. 22Eu vos recomendo, irmãos, acolhei bem essas palavras de exortação; aliás, eu vos escrevi brevemente. 23Comunico-vos que nosso irmão Timóteo foi libertado. Se ele vier logo, é com ele que irei ver-vos. 24Saudações a todos os vossos chefes e a todo o povo santo.
Os da Itália vos saúdam.
25A graça esteja com todos vós!

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital