Antigo Testamento / Gênesis

Últimos anos de Abraão.

Capítulo 25

1Abraão ainda tomou outra mulher, chamada Cetura,  2a qual lhe deu à luz Zamrã, Jecsã, Madã, Madiã, Jesboc e Sué. 3Jecsã gerou Sabá e Dadã. Os filhos de Dadã foram os assureus, os latuseus e os leumeus.  4Os filhos de Madiã foram Efa, Ofer, Henoc, Abida e Eldaá. Todos esses são filhos de Cetura.  5Abraão deu a Isaac tudo o que possuía,  6e aos filhos das concubinas fez doações. Mas, ainda em vida, separou-os de seu filho Isaac, mandando-os para o leste, para as terras do oriente.  7Os anos da vida de Abraão foram cento e setenta e cinco.  8Abraão expirou e morreu numa velhice feliz, idoso e cheio de dias, e foi unir-se a seus parentes. 9Seus filhos Isaac e Ismael o sepultaram na caverna de Macpela, no campo de Efron, filho de Seor, o heteu, defronte de Mambré. 10É o campo que Abraão tinha comprado dos heteus. Lá foram sepultados ele e Sara, sua mulher. 11Depois da morte de Abraão, Deus abençoou Isaac, seu filho, o qual ficou morando junto ao poço de Laai-Roí.

 

Os descendentes de Ismael.

 12Estes são os descendentes de Ismael, filho de Abraão, que nascera de Agar, a egípcia, escrava de Sara. 13Eis os nomes dos filhos de Ismael, em ordem de nascimento: Nabaiot, primogênito de Ismael; depois Cedar, Abdeel, Mabsam,  14Masma, Duma, Massa, 15Hadad, Tema, Jetur, Nafis e Cedma. 16Esses são os filhos de Ismael, e esses são seus nomes, segundo seus acampamentos e suas aldeias: doze chefes de clãs. 17E estes são os anos que viveu Ismael: cento e trinta e sete anos. Depois ele expirou; morreu e foi reunir-se a seus parentes. 18Habitou desde Hévila até Sur, que está defronte do Egito, na direção da Assíria; estabeleceu-se em frente de todos os seus irmãos.

Os dois filhos de Isaac.

19Esta é a história de Isaac, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac, 20o qual tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca, filha de Batuel, o arameu, de Padã-Aram, e irmã de Labão. 21Isaac rogou a Javé por sua mulher, que era estéril. Javé o ouviu, e Rebeca, sua esposa, concebeu.  22Mas as crianças lutavam em seu seio, e ela exclamou: “Se é assim, para que viver?” E foi consultar Javé, 23o qual lhe respondeu:
“Duas nações estão em teu seio,
e dois povos, nascidos de ti, se separarão;
um será mais forte do que o outro
e o mais velho servirá ao mais novo”.
24Chegado o tempo de ela dar à luz, estavam dois gêmeos em seu ventre.  25Saiu o primeiro: era ruivo e peludo como um manto de pelos; foi chamado Esaú. 26Saiu depois seu irmão, segurando com a mão o calcanhar de Esaú, e foi chamado Jacó. Isaac tinha sessenta anos quando eles nasceram.

Esaú vende a primogenitura.

 27Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um hábil caçador, um homem do campo; Jacó, ao contrário, era homem pacífico, que morava na tenda. 28Isaac gostava mais de Esaú, porque apreciava a caça; mas Rebeca preferia Jacó.  29Um dia, Jacó preparou uma sopa. Esaú chegou do campo muito cansado 30e disse a Jacó: “Por favor, deixa-me comer dessa comida vermelha, pois estou exausto!”. Foi por isso que Esaú recebeu o apelido de Edom. 31Jacó respondeu: “Cede-me primeiro teu direito de primogenitura”.  32Esaú disse: “Estou a ponto de morrer; de que me serve a primogenitura?”.  33Jacó insistiu: “Jura-me primeiro”. Esaú jurou e assim vendeu a Jacó sua primogenitura.  34Este, então, deu-lhe pão e a sopa de lentilhas. Esaú comeu e bebeu, depois se levantou e partiu. Assim desprezou Esaú seu direito de primogenitura.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital