Antigo Testamento / Gênesis

Nascimento do filho prometido.

Capítulo 21

1Javé interveio em favor de Sara, como tinha dito, e fez por ela o que tinha prometido. 2Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão, já velho, no tempo que Deus tinha fixado. 3Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe deu à luz, Abraão pôs o nome de Isaac. 4Abraão circuncidou seu filho Isaac, quando este completou oito dias, como Deus lhe havia ordenado. 5Abraão tinha cem anos, quando nasceu seu filho Isaac. 6Então Sara disse: “Deus me deu motivo para rir; e todos os que o souberem vão rir comigo!” 7Depois disse: “Quem jamais teria dito a Abraão que Sara iria amamentar filhos! No entanto lhe dei um filho em sua velhice!”.

Abraão despede Agar e Ismael.

 8O menino crescia e foi desmamado. Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaac foi desmamado. 9Mas Sara viu que o filho de Agar, a egípcia, aquele que ela havia dado a Abraão, brincava com seu filho Isaac. 10Disse então a Abraão: “Expulsa esta escrava e seu filho, porque o filho desta escrava não deve ser herdeiro com meu filho Isaac”. 11Isso desagradou muito a Abraão por causa de seu filho. 12Mas Deus disse a Abraão: “Não fiques contrariado por causa do menino e de tua escrava; faze tudo o que Sara te pedir, escuta sua voz, porque é de Isaac que nascerá a posteridade que terá teu nome. 13Mas do filho da escrava farei também uma nação, porque é tua estirpe”. 14Abraão levantou-se bem cedo, tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, colocando-os sobre seus ombros; entregou-lhe o menino e a mandou embora. Ela partiu e andou errante pelo deserto de Bersabeia. 15Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma moita 16e foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de flecha, porque dizia: “Não quero ver o menino morrer!”. Quando se sentou defronte, ela se pôs a gritar e a chorar. 17Mas Deus ouviu o choro do menino, e um anjo de Deus chamou Agar lá do céu e lhe disse: “Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu o choro do menino do lugar onde está. 18Levanta-te, toma o menino e segura-o pela mão, porque farei dele uma grande nação”. 19Deus abriu-lhe os olhos e ela viu um poço de água. Então foi encher o odre e deu de beber ao menino. 20Deus esteve com o menino, que cresceu e morou no deserto e se tornou um arqueiro.21Morou no deserto de Farã, e sua mãe escolheu para ele uma mulher egípcia.

Abraão.

 22Naquele tempo, Abimelec veio com Ficol, chefe de seu exército, dizer a Abraão: “Deus está contigo em tudo o que fazes. 23Pois bem, jura-me aqui por Deus, que não me enganarás nem a mim, nem a meus filhos, nem a meus descendentes, mas que agirás comigo e com o país no qual és forasteiro com a mesma lealdade que te demonstrei”. 24Respondeu Abraão: “Eu juro”. 25Mas Abraão queixou-se a Abimelec por causa de um poço de água que os servos de Abimelec tinham usurpado.  26Abimelec respondeu: “Eu não sei quem fez isto, nem tu me informaste, nem eu ouvi falar disto senão hoje”. 27Então Abraão tomou ovelhas e bois e deu-os a Abimelec, e assim fizeram uma aliança entre si. 28Depois Abraão separou sete ovelhas do rebanho. 29Abimelec perguntou a Abraão: “Que significam aquelas sete ovelhas que puseste à parte?” 30Ele respondeu: “Tu aceitarás estas sete ovelhas de minha mão, para que isto me sirva de testemunho de que fui eu que cavei este poço”. 31Por isso aquele lugar se chamou Bersabeia, porque ali os dois fizeram juramento. 32E depois que concluíram a aliança em Bersabeia, Abimelec levantou-se com Ficol, chefe de seu exército, e voltou para o país dos filisteus. 33Abraão plantou uma tamargueira em Bersabeia e invocou ali o nome de Javé, Deus eterno. 34E foi peregrino muito tempo no país dos filisteus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital