Antigo Testamento / Gênesis

Invasão dos reis do oriente.

Capítulo 14

1No tempo de Amrafel, rei de Senaar, de Arioc, rei de Elasar, de Codorlaomor, rei de Elam, e de Tadal, rei dos goim, 2estes fizeram guerra contra Bara, rei de Sodoma, Bersa, rei de Gomorra, Senaab, rei de Adama, Semeber, rei de Seboim, e o rei de Bela, isto é, Segor.3Todos esses se concentraram no vale de Sidim, isto é, o mar do Sal. 4Por doze anos eles tinham estado sujeitos a Codorlaomor, mas no décimo terceiro ano se rebelaram. 5No décimo quarto ano veio Codorlaomor com os reis que se aliaram a ele e derrotaram os rafaim em Astarot-Carnaim, os zuzim em Ham, os emim na planície de Cariataim, 6os horitas nas montanhas de Seir até El-Farã, junto ao deserto. 7Voltando, eles foram para a Fonte do Julgamento, isto é, Cades, e devastaram todo o território dos amalecitas e o dos amorreus que moravam em Asasontamar. 8Então o rei de Sodoma, o rei de Adama, o rei de Seboim e o rei de Bela, isto é, Segor, saíram-lhes ao encontro e se dispuseram em linha de batalha no vale de Sidim contra eles, 9isto é, contra Codorlaomor, rei de Elam, Tadal, rei dos goim, Amrafel, rei de Senaar, e Arioc, rei de Elasar: quatro reis contra cinco. 10O vale de Sidim era cheio de poços de betume. O rei de Sodoma e o rei de Gomorra, fugindo, caíram neles, e os outros se refugiaram nas montanhas. 11Os vencedores tomaram todos os bens de Sodoma e Gomorra e todos os seus víveres e partiram. 12Capturaram também Ló, sobrinho de Abrão, que morava em Sodoma, com todos os seus bens.

Abrão persegue e vence os reis do Oriente.

13Mas um fugitivo veio avisar Abrão, o hebreu, que habitava junto ao carvalho de Mambré, o amorreu, irmão de Escol e de Aner, que eram aliados de Abrão. 14Quando Abrão soube que seu parente tinha sido sequestrado, recrutou os homens treinados, servos nascidos em sua casa, em número de trezentos e dezoito, e partiu a seu encalço até Dã. 15Dividindo sua tropa, caiu sobre eles de noite, ele com seus servos; derrotou-os e prosseguiu a perseguição até Hoba, ao norte de Damasco. 16Recuperou assim todos os bens e também Ló seu parente, com todos os bens, as mulheres e sua gente.

Melquisedec abençoa Abrão.

17Quando Abrão voltou, depois de derrotar Codorlaomor e os reis que estavam com ele, o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro no vale de Save, que é o vale do Rei. 18Então Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho: era sacerdote do Deus altíssimo, 19e abençoou Abrão, dizendo:
“Bendito seja Abrão pelo Deus altíssimo,
Criador do céu e da terra,
20e bendito seja o Deus altíssimo,
que entregou em tuas mãos teus inimigos”.
Abrão lhe deu o dízimo de tudo.
21O rei de Sodoma disse a Abrão: “Dá-me as pessoas e fica com os bens”. 22Mas Abrão respondeu ao rei de Sodoma: “Levanto a mão diante de Javé, o Deus altíssimo, Criador do céu e da terra: 23nem um fio, nem uma correia de sandália, nada tomarei do que é teu; para que não digas: eu enriqueci Abrão. 24Para mim, nada, a não ser o que os servos comeram e a parte devida aos homens que vieram comigo: Aner, Escol e Mambré; que eles próprios tomem sua parte”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital