Novo Testamento / Gálatas

A liberdade do cristão.

Capítulo 5

1Foi para ficarmos livres que Cristo nos libertou. Continuai, portanto, firmes, e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão. 2Sou eu, Paulo, que vos digo: se vos fazeis circuncidar, Cristo de nada vos servirá. 3De novo declaro a todo aquele que se faz circuncidar: ele está obrigado à observância integral da lei. 4Vós rompestes com o Cristo, se estais procurando a justiça na lei; decaístes da graça. 5Pois quanto a nós, é pelo Espírito, em virtude da fé, que aguardamos a justiça esperada. 6De fato, em Cristo Jesus nem circuncisão, nem incircuncisão valem, mas só a fé que age pelo amor.  7Vossa corrida ia bem; quem vos impediu de obedecer à verdade? 8Com certeza essa sugestão não vem daquele que vos chama. 9Um pouco de fermento faz a massa inteira fermentar. 10Tenho no Senhor confiança a vosso respeito, de que não tereis outro sentimento; mas quem vos perturba sofrerá sua condenação, seja quem for. 11Quanto a mim, se ainda prego a circuncisão, por que sou ainda perseguido? Então acabou o escândalo da cruz! 12Que cheguem até a mutilação os que vos perturbam!

O Espírito e a carne.

13Irmãos, fostes chamados à liberdade, mas não a uma liberdade que sirva de pretexto para viver no erro. Ao contrário, pelo amor colocai-vos a serviço uns dos outros, 14porque toda a lei está contida numa só palavra: “amar ao próximo como a si mesmo”. 15Mas se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não vos destruirdes mutuamente!
16Ora, eu vos digo: caminhai segundo o Espírito e não satisfareis os desejos da carne. 17Pois a carne tem desejos contrários ao Espírito, e o Espírito tem desejos contrários à carne: os dois estão em conflito, de modo que não fazeis o que gostaríeis de fazer. 18Mas se vos deixardes guiar pelo Espírito, não estareis mais sujeitos à lei. 19De resto, são bem conhecidas as obras da carne: imoralidade, impureza, libertinagem, 20idolatria, feitiçaria, ódios, brigas, ciúmes, cobiça, discórdia, divisões, 21inveja, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes; a respeito dessas coisas vos previno, como já o fiz, que quem as comete não herdará o Reino de Deus. 22Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, 23mansidão, domínio de si: contra tais coisas não existe lei. 24Ora, os que são de Cristo Jesus crucificaram sua carne com suas paixões e seus desejos. 25Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também pelo Espírito. 26Não busquemos a vanglória, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos mutuamente.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital