Novo Testamento / Gálatas

Capítulo 3

1Ó gálatas sem inteligência! Quem vos seduziu a vós, diante de cujos olhos foi representado ao vivo Jesus Cristo na cruz! 2Só isto quero saber de vós: foi pelas obras da lei que recebestes o Espírito, ou por terdes acreditado na pregação? 3Sois a tal ponto sem inteligência que, depois de terdes começado pelo Espírito, agora chegais ao fim pela carne? 4Foi em vão que enfrentastes tantos sofrimentos? Seria realmente em vão. 5 Aquele, pois, que vos dá o Espírito sem medida e opera entre vós milagres, ele o faz graças às obras da lei ou porque acreditastes na pregação?

O testemunho da Escritura: a fé e a lei.

6Foi assim que “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi computado como justiça”. 7Compreendei isto: os que vivem da fé são esses os filhos de Abraão. 8E a Escritura, prevendo que Deus justificaria os pagãos pela fé, preanunciou a Abraão esta boa nova: “Em ti serão abençoadas todas as nações”. 9Assim, os que vivem da fé são abençoados com Abraão, o homem da fé.
10Com efeito, todos os que vivem das obras da lei incorrem numa maldição, pois está escrito: “Maldito seja quem não é fiel a todos os preceitos escritos no livro da lei para os praticar”. 11É evidente que a lei não pode justificar ninguém diante de Deus, pois “o justo viverá pela fé”.
12Ora, a lei não procede da fé; ao contrário diz que “quem praticar esses preceitos viverá por eles”. 13O Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição por nós, porque está escrito: “Maldito seja aquele que pende do madeiro”,
14a fim de que em Cristo Jesus a bênção de Abraão passasse aos pagãos e nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.

A lei e as promessas.

15Irmãos, vamos partir do plano humano: um testamento, devidamente ratificado, que, no entanto, não é mais que um documento humano, não se anula nem recebe modificações.16Ora, foi a Abraão que as promessas foram dirigidas e a sua descendência. A Escritura não diz: “e aos descendentes” como se fossem muitos; indica apenas um: “e a tua descendência”, isto é, Cristo. 17Ora, eis o que penso: um testamento já estabelecido por Deus na devida forma não pode ser invalidado pela lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, anulando assim a promessa. 18Pois se a herança se obtém em virtude da lei, já não é em virtude da promessa: ora, foi por uma promessa que Deus concedeu a Abraão seu favor.

Função provisória da lei.

19Então para que a lei? Foi acrescentada em vista das transgressões†, até a vinda da descendência, à qual estava destinada a promessa, promulgada por meio de anjos através de um mediador. 20Ora, não existe mediador, quando a pessoa é uma só e Deus é um só. 21Portanto, a lei é contra as promessas de Deus? De modo nenhum! Com efeito, se nos tivesse sido dada uma lei capaz de comunicar a vida, então de fato a justiça procederia da lei. 22Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, pela fé em Jesus Cristo, fosse concedida aos que creem.

Filhos de Deus pela fé em Cristo.

23Todavia, antes que viesse a fé, estávamos presos debaixo da guarda da lei, à espera da fé que devia revelar-se. 24Assim, a lei nos serviu de educadora até Cristo, para obtermos da fé nossa justificação. 25Mas, com a vinda da fé, não estamos mais sob a guarda dessa educadora. 26Pois vós todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27Todos os que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28Não existe mais judeu nem grego; não existe mais escravo nem livre; não existe mais homem nem mulher: porque todos vós sois um só em Cristo Jesus. 29E se vós sois de Cristo, sois, então, descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital