Novo Testamento / Filipenses

Unidade e humildade.

Capítulo 2

1Então eu vos conjuro, por tudo que pode haver de consolação em Cristo, de conforto no amor, de comunhão no espírito, de ternura e compaixão: 2completai minha alegria, tendo todos um mesmo modo de pensar, um só amor, uma só alma, um só sentimento. 3Não façais nada por competição e vaidade. Antes, com humildade, cada um considere os outros como superiores a si, 4sem procurar seu próprio interesse, mas o dos outros.

Cristo, humilhado e exaltado.

5Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus: 6apesar de sua condição divina,
ele não reivindicou seu direito de ser tratado como igual a Deus.
7Ao contrário, aniquilou-se a si mesmo
e assumiu a condição de servo,
tornando-se semelhante aos homens.
8Por seu aspecto, reconhecido como homem,
humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte,
e morte de cruz.
9Por isso Deus o elevou acima de tudo
e lhe deu o Nome que está acima de todo nome,
10de modo que ao nome de Jesus
todo joelho se dobre nos céus, na terra e debaixo da terra,
11e toda língua proclame
que Jesus Cristo é o Senhor,
para a glória de Deus Pai.

O cristão, chamado à santidade.

12Assim, pois, meus caríssimos, obedecendo como sempre, não só como quando eu estava presente, mas muito mais agora que estou ausente, trabalhai com temor e tremor para conseguirdes vossa salvação. 13Pois é Deus que suscita em vós o querer e o fazer, segundo seus benévolos desígnios. 14Fazei tudo sem reclamação nem contestação 15a fim de vos tornardes irrepreensíveis e puros, filhos de Deus sem mancha no meio duma geração perversa e transviada, na qual deveis brilhar como astros no mundo, 16como portadores da Palavra de vida. Assim me dais motivo de glória para o dia de Cristo, pois minha corrida e meu esforço não terão sido em vão. 17De fato, se até meu sangue deve ser derramado como vítima sobre o sacrifício e a oblação de vossa fé, alegro-me com isso e me rejubilo com todos vós. 18Do mesmo modo, vós também deveis estar felizes com isso e vos alegrar comigo.

Missões de Timóteo e de Epafrodito.

19Espero no Senhor Jesus poder enviar-vos em breve Timóteo, a fim de eu também ser confortado, recebendo vossas notícias. 20Realmente, não tenho ninguém tão de acordo comigo, que saiba como ele interessar-se de coração sincero por vossa situação, 21porque todos buscam seus próprios interesses, não os de Jesus Cristo. 22Mas conheceis a boa prova que ele tem dado: é como um filho junto de seu pai que ele tem servido comigo à causa do Evangelho. 23Espero, pois, enviá-lo a vós, logo que minha situação ficar decidida. 24Aliás, tenho firme esperança no Senhor de que em breve eu mesmo possa ir. 25Mas julguei necessário enviar-vos Epafrodito, esse irmão que é meu companheiro de trabalho e de luta, e que vós delegastes para socorrer minha necessidade. 26Pois ele sentia saudades de todos vós e estava triste porque ficastes sabendo de sua doença. 27É verdade que ele esteve doente e à beira da morte; mas Deus teve piedade dele, e não só dele, mas também de mim, não deixando que eu tivesse tristeza sobre tristeza. 28Então apressei-me a enviá-lo de volta a vós, a fim de que, vendo-o, retorneis à alegria, e eu próprio não tenha sofrimento. 29Acolhei-o, pois, no Senhor, com toda alegria e tende em grande estima pessoas como ele, 30porque foi pela obra de Cristo que ele quase morreu, tendo arriscado a vida para vos suprir no serviço que não me podíeis prestar.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital