Novo Testamento / Filipenses

Saudação.

Capítulo 1

1Paulo e Timóteo, servos do Cristo Jesus, a todo o povo santo em Cristo Jesus que está em Filipos, com os bispos e diáconos. 2A vós, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

Ação de graças e oração.

3Dou graças a meu Deus cada vez que me lembro de vós, 4rezando sempre com alegria por vós em todas as minhas orações, 5por causa de vossa cooperação na difusão do Evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6E estou plenamente convencido de que Aquele que começou em vós esta boa obra há de levá-la à perfeição até o dia do Cristo Jesus. 7É justo que eu tenha esses sentimentos em relação a vós todos, pois vos trago em meu coração, a vós que, tanto em minhas prisões como na defesa e consolidação do Evangelho, vos associais a minha graça. 8Com efeito, Deus me é testemunha de que amo a todos vós com a ternura do Cristo Jesus. 9E por isso rezo, para que vosso amor cresça cada vez mais em conhecimento e em compreensão, 10para que possais discernir o que é melhor e ser íntegros e irrepreensíveis para o dia do Cristo, 11repletos daqueles frutos de justiça que nos vêm por Jesus Cristo para a glória e o louvor de Deus.

O cativeiro de Paulo e o progresso do Evangelho.

12Desejo que saibais, irmãos, que minha situação acabou sendo proveitosa para o Evangelho: 13com efeito, em todo o pretório e por toda a parte se sabe que estou preso por Cristo, 14e a maior parte dos irmãos, estimulados no Senhor por minha prisão, redobram de audácia em proclamar sem medo a Palavra. 15Alguns, é certo, pregam Cristo por inveja, em espírito de rivalidade, mas outros, com bons sentimentos. 16Estes últimos agem por amor, sabendo bem que estou destinado a defender assim o Evangelho; 17quanto aos primeiros, porém, é por espírito de intriga que anunciam o Cristo; suas intenções não são puras: imaginam agravar assim o peso de minhas prisões. 18Mas que importa? Contanto que, de um ou de outro modo, com hipocrisia ou sinceridade, o Cristo seja anunciado, eu me alegro e continuarei a me alegrar. 19Pois sei que isto servirá para minha salvação, graças a vossas orações e ao socorro do Espírito de Jesus Cristo, 20segundo minha ardente espera e minha esperança de que em nada ficarei confundido; guardarei, ao contrário, toda a minha segurança de que, desta vez como sempre, o Cristo será glorificado em meu corpo, quer eu viva, quer eu morra.

Sentimentos e esperanças de Paulo

21Porque, para mim, viver é Cristo e morrer é lucro. 22No entanto, se viver neste corpo significa trabalhar com fruto, já não sei o que escolher. 23Sinto-me apertado dos dois lados: de um, o desejo de morrer para estar com Cristo, o que é muito melhor; 24mas, de outro lado, continuar vivendo é mais necessário para vosso bem. 25Disto estou convencido: sei que vou ficar e permanecer perto de vós todos para vosso progresso e para alegria de vossa fé, 26a fim de que vosso orgulho a meu respeito cresça sempre mais em Cristo Jesus, com minha nova vinda até vós.

Constância na luta.

27Só vos peço que leveis uma vida digna do Evangelho de Cristo, para eu constatar, se eu for aí, ou para ouvir, se continuar ausente, que vós continuais firmes num mesmo espírito, lutando de comum acordo pela fé do Evangelho, 28sem medo algum de vossos adversários. Isto é um sinal seguro, para eles, da ruína, e para vós, da salvação, e isto vem de Deus: 29pois a graça vos foi dada não só de crer em Cristo, mas também de sofrer por Ele, 30empenhados no mesmo combate que me vistes travar e que, como sabeis, continuo travando.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital