Novo Testamento / Filêmon

Saudação.

Capítulo 1

1Paulo, prisioneiro do Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a Filêmon, nosso querido colaborador, 2e a Ápia, nossa irmã, a Árquipo, nosso companheiro de luta, e à igreja que se reúne em sua casa. 3A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo!

Ação de graças e oração.

4Dou graças sem cessar a meu Deus, lembrando-me de ti em minhas orações, 5pois ouço falar de teu amor e de tua fé, tanto em relação ao Senhor Jesus, como em favor de todo o povo santo. 6Que tua participação na fé se torne eficaz pelo conhecimento de todo o bem que se faz entre vós por Cristo. 7De fato, senti grande alegria e consolação, ouvindo falar de tua caridade, pois tu, irmão, aliviaste o coração dos fiéis.

Pedido em favor do escravo Onésimo.

8Por isso, embora eu tenha em Cristo toda a liberdade necessária para te prescrever o que deves fazer, 9prefiro pedir em nome do amor. Eu, Paulo, que já estou velho e agora também preso por causa do Cristo Jesus, 10te faço um pedido em favor de meu filho Onésimo, a quem na prisão gerei para a graça. 11Antes ele te foi inútil, mas agora ele é útil a ti e a mim. 12Mando-o de volta a ti, como se fosse meu próprio coração. 13Bem que eu queria conservá-lo comigo para que me servisse em teu lugar, enquanto estou na prisão por causa do Evangelho. 14Mas não quero fazer nada sem teu consentimento, para que esse teu favor não seja forçado, e sim livre e espontâneo. 15Talvez seja por isso que ele se separou de ti por algum tempo: para que agora o recuperes para sempre, 16porém não mais como escravo, mas muito melhor que escravo, como um irmão muito caríssimo, em primeiro lugar para mim, mas tanto mais para ti, humanamente falando e no Senhor. 17Portanto, se me consideras como amigo, recebe-o como a mim mesmo. 18E se ele te causou algum prejuízo ou te deve alguma coisa, põe isso em minha conta. 19Eu, Paulo, me comprometo com minha assinatura: sou eu que vou pagar. Para não dizer que também tu és meu devedor e justamente de ti mesmo! 20Sim, irmão! Que eu possa obter de ti este favor no Senhor; dá este alívio a meu coração em Cristo. 21Escrevo-te com plena confiança em tua obediência; bem sei que farás mais ainda do que estou pedindo.

Recomendações e saudação final.

22Ao mesmo tempo, prepara-me uma pousada, porque espero, graças a vossas orações, que eu vos seja restituído. 23Saúda-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, 24bem como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores. 25Que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco!

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital