Antigo Testamento / Ezequiel

O sábado e a lua nova.

Capítulo 46

1Assim fala o Senhor Javé: “A porta do átrio interno que dá para o oriente ficará fechada nos seis dias úteis; será aberta no sábado e na lua nova. 2O príncipe, vindo de fora, entrará pelo vestíbulo da porta externa e ficará de pé junto aos umbrais da porta, enquanto os sacerdotes oferecerão seu holocausto e seu sacrifício de comunhão. Ele se prostrará no limiar da porta, depois sairá, e a porta não será fechada até a tarde. 3O povo do país se prostrará nos sábados e na lua nova na entrada da porta, diante de Javé. 4O holocausto que o príncipe oferecerá a Javé no dia de sábado será de seis cordeiros e um carneiro sem defeito; 5como oblação oferecerá um efá por carneiro; pelos cordeiros a oferta que puder dar; de um hin de óleo para cada efá. 6No dia da lua nova oferecerá em holocausto um novilho sem defeito, seis cordeiros e um carneiro sem defeito; 7em oblação, um efá pelo novilho e um efá pelo carneiro, e pelos cordeiros o que puder dar; de óleo, um hin para cada efá.

Normas diversas.

8Quando o príncipe entrar, passará pelo vestíbulo da porta e sairá pelo mesmo caminho. 9Quando vier o povo do país para diante de Javé nas solenidades, os que tiverem entrado pela porta norte para adorar sairão pela porta sul; os que tiverem entrado pela porta sul sairão pela porta norte. Ninguém sairá pela porta pela qual entrou, mas sairá do lado oposto. 10O príncipe estará no meio deles; entrará quando eles entrarem e sairá quando eles saírem. 11Nas festas e nas solenidades, a oblação será de um efá pelo novilho e de um efá pelo carneiro; pelos cordeiros o que puder dar; e um hin de óleo para cada efá. 12Quando o príncipe quiser fazer a Javé uma oferta voluntária – holocausto ou sacrifícios de comunhão – ser-lhe-á aberta a porta que dá para o oriente e oferecerá o holocausto e o sacrifício de comunhão como os oferece nos dias de sábado; depois sairá, e a porta será fechada depois que tiver saído. 13Todo dia oferecerás em holocausto a Javé um cordeiro de um ano, sem defeito; tu o oferecerás cada manhã. 14Junto com ele farás cada manhã uma oblação de um sexto de efá; de óleo oferecerás um terço de hin para misturar com a flor de farinha; é uma oblação a Javé, a lei do holocausto cotidiano. 15Oferecerão, pois, o cordeiro, a oblação e o óleo cada manhã: é holocausto cotidiano”. 16Assim fala o Senhor Javé: “Se o príncipe der como presente a um de seus filhos algo de sua herança, o dom pertencerá a seus filhos; será propriedade deles como herança. 17Mas se fizer a um de seus servos um dom tirado de sua herança, o dom pertencerá ao servo até o ano da remissão, depois retornará ao príncipe; mas sua herança ficará somente para seus filhos. 18O príncipe não tomará nada da herança do povo, extorquindo-lhe a propriedade; é com o que lhe pertence que constituirá o patrimônio de seus filhos, para que ninguém de meu povo seja despojado do que lhe pertence.

As cozinhas.

19Depois ele me conduziu, pela entrada que ficava ao lado da porta, às celas do santuário destinadas aos sacerdotes, do lado norte; na extremidade oeste havia um lugar reservado. 20Disse-me: “Este é o lugar em que os sacerdotes cozinharão as carnes dos sacrifícios de reparação e de expiação e onde cozinharão as oblações, sem levá-las para fora, para o átrio externo, e correr o risco de comunicar a consagração ao povo”. 21Conduziu-me ao átrio externo e fez-me passar junto aos quatro ângulos do átrio, e em cada ângulo do átrio havia um pátio; 22nos quatro ângulos do átrio havia quatro pequenos pátios de quarenta côvados de comprimento e trinta de largura, todos de uma mesma medida. 23Havia um muro ao redor deles, ao redor dos quatro, e havia fogões construídos ao pé do muro ao redor. 24Ele me disse: “Estas são as cozinhas em que os ministros do templo cozinharão os sacrifícios do povo”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital