Antigo Testamento / Ezequiel

Contra Edom.

Capítulo 35

1Foi-me dirigida esta palavra de Javé: 2“Filho do homem, volta-te para o monte Seir e profetiza contra ele. 3Tu lhe dirás: Assim fala o Senhor Javé:
Estou contra ti, monte Seir,
estenderei contra ti minha mão
e farei de ti uma solidão, um lugar desolado.
4Reduzirei tuas cidades a ruínas
e te tornarás um deserto;
assim saberás que eu sou Javé.
5Mantiveste um ódio secular contra os israelitas e os entregaste à espada no dia de sua desventura, quando eu pus um termo a sua iniquidade; 6por isso, por minha vida – oráculo do Senhor Javé – eu te deixarei no sangue, e o sangue te perseguirá; porque não odiaste o sangue, o sangue te perseguirá. 7Farei do monte Seir uma solidão desolada e eliminarei ali todos os que o percorrem. 8Encherei de cadáveres teus montes; em tuas colinas, em teus vales e em todos os teus riachos cairão os mortos pela espada. 9Eu te reduzirei a uma solidão perene, e tuas cidades não serão mais habitadas; e sabereis que eu sou Javé.10Porque disseste: Estes dois povos, estes dois países serão meus, nós os possuiremos, embora Javé esteja lá, 11por isso, por minha vida – oráculo do Senhor Javé – agirei conforme aquela ira e aquele furor que demonstraste em teu ódio contra eles, e me revelarei no meio deles quando eu te julgar; 12saberás então que eu sou Javé. Ouvi todos os insultos que proferistes contra os montes de Israel: ‘Estão desertos, são dados a nós para que os devoremos’. 13Contra mim fizestes discursos insolentes, contra mim multiplicastes vossas palavras; eu ouvi tudo. 14Assim fala o Senhor Javé: Quando todo o país exultar, farei de ti uma solidão. 15Como exultaste porque a herança da casa de Israel estava devastada, assim te tratarei: serás reduzido a uma solidão, ó monte Seir, e tu, Edom, todo inteiro; então saberão que eu sou Javé.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital