Antigo Testamento / Ezequiel

Elegia sobre o faraó.

Capítulo 32

1No primeiro dia do décimo segundo mês do ano doze, foi-me dirigida esta palavra de Javé: 2“Filho do homem, entoa um lamento sobre o faraó, rei do Egito, dizendo:
Eras semelhante a um filho de leão entre as nações;
eras como um dragão nos mares;
irrompias em teus rios
e agitavas as águas com tuas patas,
poluindo seus rios”.
3Assim fala o Senhor Javé:
“Estenderei contra ti minha rede
no meio de uma grande assembleia de povos,
e te puxarão para fora em minha rede.
4Eu te lançarei na terra firme
e te abandonarei no meio dos campos.
Farei pousar sobre ti todas as aves do céu
e farei que se saciem de ti todos os animais da terra.
5Espalharei pelos montes tua carne
e encherei os vales com teus restos.
6Banharei com teu sangue a terra,
com teu fluxo os montes,
e tu encherás o leito dos rios.
7Quando eu te extinguir, cobrirei o céu
e escurecerei as estrelas,
cobrirei o sol com nuvens
e a lua não dará seu clarão.
8Escurecerei por tua causa todos os astros do céu
e estenderei sobre tua terra as trevas
– oráculo do Senhor Javé.
9Afligirei o coração de muitos povos, quando eu levar a notícia de tua ruína às nações, em países que não conheces. 10Por ti encherei de espanto muitos povos e tremerão seus reis por tua causa, quando eu desembainhar a espada diante deles. Cada um tremerá a todo instante por sua vida, no dia de tua ruína”. 11Pois assim fala o Senhor Javé: “A espada do rei de Babilônia virá sobre ti. 12Abaterei a multidão de teus súditos com a espada dos heróis,
que são os povos mais ferozes;
eles destruirão o orgulho do Egito
e toda a sua multidão será exterminada.
13Farei perecer todo o seu gado
nas margens das grandes águas,
que não serão mais turvadas por pé de homem,
nem pata de animal as turvará.
14Vou então acalmar suas águas
e farei correr seus rios como óleo
– oráculo do Senhor Javé.
15Quando eu tiver feito do Egito uma terra desolada,
toda despida do que continha,
quando tiver ferido todos os seus habitantes,
então saberão que eu sou Javé.
16Este é um lamento, e ele será cantado; as filhas das nações o cantarão, elas o cantarão sobre o Egito e sobre toda a sua multidão – oráculo do Senhor Javé”.

O faraó na mansão dos mortos.

17No dia quinze do primeiro mês do ano do­ze, foi-me dirigida esta palavra de Javé:18“Filho do homem, entoa um canto fúnebre sobre os habitantes do Egito. Faze-os descer junto com as filhas das nações poderosas às profundezas da terra, com aqueles que descem à cova. 19A quem és superior em beleza?
Desce e jaze com os incircuncisos.
20Cairão entre os mortos pela espada; à espada ele já foi entregue. Arrastai o Egito com toda a sua gente. 21Do meio do abismo, os mais poderosos heróis se dirigirão a ele e a seus auxiliares e dirão: Vem, jaze com os incircuncisos, com os mortos pela espada. 22Lá está a Assíria e toda a sua gente em torno de seu sepulcro: todos mortos, abatidos pela espada; 23porque seus sepulcros estão postos no fundo da cova, e sua gente está em torno de seu sepulcro: caíram todos, vítimas da espada, eles que semeavam o terror na terra dos vivos. 24Lá está Elam e toda a sua gente, em torno de seu sepulcro. Todos mortos, abatidos pela espada, desceram incircuncisos à região subterrânea, eles que semeavam o terror na terra dos vivos. Agora carregam sua desonra com aqueles que descem à cova. 25No meio dos mortos lhe deram um catre, com toda a sua gente em torno de seu sepulcro; são todos incircuncisos, abatidos pela espada; porque tinham espalhado o terror na terra dos vivos; agora carregam sua vergonha com aqueles que descem à cova; foram incluídos entre os mortos. 26Lá está Mosoc, Tubal e toda a sua gente, em torno de seu sepulcro: todos incircuncisos, abatidos pela espada, porque incutiam o terror na terra dos vivos. 27Não jazerão ao lado dos heróis, caídos desde séculos, que desceram aos abismos com as armas de guerra, com as espadas dispostas sobre suas cabeças e com os escudos sobre seus ossos, porque eram o terror dos heróis na terra dos vivos. 28Assim jazerás entre os incircuncisos e com os abatidos pela espada. 29Lá está Edom, seus reis e todos os seus príncipes que, não obstante seu valor, são incluídos entre os mortos pela espada: jazem com os incircuncisos e com aqueles que descem à cova. 30Lá estão todos os príncipes do norte, todos os de Sidônia, que desceram com os mortos, não obstante o terror espalhado por seu poder; jazem incircuncisos com os abatidos pela espada e carregam sua vergonha com aqueles que descem à cova. 31O faraó os verá e se consolará à vista de toda essa multidão; o faraó e todo o seu exército serão abatidos pela espada – oráculo do Senhor Javé. 32Porque tinha espalhado o terror na terra dos vivos, será deitado no meio dos incircuncisos, com os abatidos pela espada, ele, o faraó, e todo o seu exército – Palavra do Senhor Javé”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital