Antigo Testamento / Ezequiel

Ruína do Egito.

Capítulo 30

1Foi-me dirigida esta palavra de Javé: 2“Filho do homem, profetiza dizendo: Assim fala o Senhor Javé:
Gemei! Ah! Aquele dia!
3Porque o dia está próximo,
próximo está o dia de Javé,
dia nublado,
será o tempo das nações.
4A espada virá sobre o Egito
e haverá angústia na Etiópia,
quando cairão os mortos no Egito;
suas riquezas serão levadas
e seus fundamentos destruídos.
5Etiópia, Fut e Lud
e estrangeiros de toda espécie,
Cub e os filhos do país da aliança
cairão com eles pela espada.
6Assim fala Javé:
Cairão os defensores do Egito
e será abatido o orgulho de sua força;
de Magdol a Siene cairão pela espada
– oráculo do Senhor Javé.
7Serão devastados no meio de países desolados,
e suas cidades estarão entre cidades arruinadas.
8Saberão que eu sou Javé
quando eu puser fogo no Egito
e todos os seus defensores forem esmagados.
9Naquele dia os mensageiros que eu enviarei partirão em navios para espalhar o terror na Etiópia que se julga segura; e virá sobre eles a angústia como no dia do Egito, porque já vem”.10Assim fala o Senhor Javé: “Farei cessar o tumulto do Egito por meio de Nabucodonosor, rei de Babilônia. 11Ele e seu povo, a mais violenta das nações, serão enviados para devastar o país; desembainharão a espada contra o Egito e encherão o país de cadáveres. 12Farei secar os rios e entregarei o país nas mãos de gente má; devastarei o país e o que contém, por meio de estrangeiros; eu, Javé, o disse”. 13Assim fala o Senhor Javé:
“Destruirei os ídolos
e suprimirei de Mênfis os falsos deuses.
Não haverá mais príncipe no país do Egito,
nele espalharei o terror;
14devastarei Patros,
porei fogo em Tânis,
farei justiça sobre Tebas.
15Derramarei minha ira sobre Sin, a fortaleza do Egito, e exterminarei a multidão de Tebas. 16Porei fogo no Egito: Sin se retorcerá de dor, Tebas será destruída, Mênfis terá contínuas angústias. 17Os jovens de Heliópolis e de Bubastis cairão pela espada e estas cidades irão para o cativeiro. 18Em Táfnis o dia ficará escuro, quando eu quebrar ali os jugos impostos pelo Egito e cessará nela o orgulho de sua potência; uma nuvem a cobrirá e suas filhas irão para o cativeiro.
19Farei justiça sobre o Egito e saberão que eu sou Javé”.

Contra o faraó.

20No dia sete do primeiro mês do ano décimo primeiro, foi-me dirigida esta palavra de Javé: 21“Filho do homem, quebrei o braço do faraó, rei do Egito; ele não foi tratado com remédios nem enfaixado com tiras para fazê-lo recuperar as forças e empunhar a espada”. 22Por isso, assim fala o Senhor Javé: “Estou contra o faraó, rei do Egito: eu lhe quebrarei os braços, o são e o fraturado, e farei que lhe caia da mão a espada. 23Dispersarei os egípcios entre as nações e os espalharei por vários países. 24Mas reforçarei os braços do rei de Babilônia e porei em sua mão minha espada. Quebrarei os braços do faraó, que gemerá diante dele como geme um ferido de morte. 25Fortificarei os braços do rei de Babilônia, mas cairão os braços do faraó. E saberão que eu sou Javé, quando eu puser minha espada na mão do rei de Babilônia e ele a estender contra o Egito. 26Dispersarei os egípcios entre as nações e os espalharei por vários países: e saberão que eu sou Javé”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital