Antigo Testamento / Ezequiel

Contra o Egito.

Capítulo 29

1No dia doze do décimo mês do ano dez, foi-me dirigida esta palavra de Javé: 2“Filho do homem, volta-te para o faraó, rei do Egito, e profetiza contra ele e contra todo o Egito. 3Fala, pois, dizendo: Assim fala o Senhor Javé:
Estou contra ti, faraó, rei do Egito,
grande crocodilo,
estendido no meio de seus rios.
Disseste: ‘O rio é meu, é criatura minha’.
4Porei ganchos em tuas maxilas
e farei com que os peixes de teus rios
se prendam a tuas escamas
e te farei sair de tuas águas
junto com todos os peixes de teus rios
presos a tuas escamas;
5eu te lançarei no deserto,
com todos os peixes de teus rios
e irás cair em pleno campo
e não serás recolhido nem sepultado:
eu te darei como comida aos animais da terra
e às aves do céu.
6E todos os habitantes do Egito
saberão que eu sou Javé,
porque foste um apoio de caniço para os israelitas.
7Quando eles te tomaram na mão,
rachaste, quebrando-lhes todo o ombro,
e quando se apoiaram em ti,
quebraste, fazendo vacilar todos os seus lombos”.
8Por isso, assim fala o Senhor Javé: “Mandarei contra ti a espada e eliminarei de ti homens e animais. 9O Egito vai tornar-se uma desolação e um deserto, e saberão que eu sou Javé. Porque ele disse: ‘O rio é meu, é criatura minha’, 10eu estou contra ti e contra teu rio. Farei do Egito, de Magdol a Siene, até a fronteira com a Etiópia, um deserto e uma desolação. 11Pé de homem não passará por lá, nem pé de animal passará por lá, e não será habitado por quarenta anos. 12Farei do Egito uma desolação no meio de países devastados; suas cidades serão uma desolação durante quarenta anos no meio de cidades destruídas. Dispersarei os egípcios entre as nações e os disseminarei entre os países”. 13Porque assim fala o Senhor Javé: “Ao fim de quarenta anos, reunirei os egípcios dos povos no meio dos quais terão sido dispersos; 14mudarei sua sorte e os reconduzirei ao país de Patros, a sua terra de origem, e lá formarão um pequeno reino; 15será o mais modesto dos reinos e não se erguerá mais sobre as nações; eu o diminuirei para que não domine mais sobre as nações. 16Não será mais para a casa de Israel uma segurança, mas lhe recordará a culpa cometida quando se voltava para ele. Saberão então que eu sou o Senhor Javé”. 17Ora, no primeiro dia do primeiro mês do ano vinte e sete, foi-me dirigida esta palavra de Javé: 18“Filho do homem, Nabucodonosor, rei de Babilônia, fez seu exército realizar uma grande empresa contra Tiro: toda cabeça se tornou calva e todo ombro está chagado. Mas o rei e seu exército não receberam de Tiro a paga pela empresa realizada contra ela. 19Por isso, assim fala o Senhor Javé: Eu entrego a Nabucodonosor, rei de Babilônia, o país do Egito; levará suas riquezas, tomará seus despojos e o saqueará; esta será a recompensa para seu exército. 20Pela empresa realizada contra Tiro eu lhe entrego o Egito, porque trabalharam para mim – oráculo do Senhor Javé. 21Naquele dia farei surgir o poder para a casa de Israel e abrirei tua boca no meio deles: e saberão que eu sou Javé”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital