Antigo Testamento / Êxodo

Capítulo 7

1Disse Javé a Moisés: “Vê: fiz de ti como um deus para o faraó, e Aarão, teu irmão, será teu profeta.  2Dirás tudo o que eu te mandar, e Aarão, teu irmão, falará ao faraó, para que deixe sair de sua terra os israelitas.  3Mas eu endurecerei o coração do faraó e multiplicarei meus sinais e meus prodígios na terra do Egito.  4O faraó não vos ouvirá, e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei da terra do Egito meus exércitos, meu povo, os israelitas, com grandes julgamentos. 5E os egípcios saberão que eu sou Javé, quando estender minha mão contra o Egito, para tirar os israelitas do meio deles”.  6Moisés e Aarão fizeram o que Javé lhes tinha ordenado.  7Moisés tinha oitenta anos e Aarão oitenta e três, quando falaram ao faraó.  8Javé disse a Moisés e a Aarão:   9“Quando o faraó vos disser: ‘Fazei um prodígio’, tu dirás a Aarão: ‘Toma tua vara e atira-a diante do faraó, e ela se tornará uma serpente’”.  10Moisés e Aarão foram à presença do faraó e fizeram o que Javé lhes havia ordenado. Aarão atirou sua vara diante do faraó e de seus servidores, e ela se tornou uma serpente.  11Mas o faraó chamou os sábios e encantadores, e também eles, os magos do Egito, fizeram o mesmo com seus sortilégios.  12Cada um atirou a própria vara e elas se transformaram em serpentes; mas a vara de Aarão devorou as varas deles.  13Mas o coração do faraó se endureceu e não deu ouvidos a Moisés e a Aarão, como Javé tinha falado.

A água transformada em sangue.

14Javé disse a Moisés: “O coração do faraó se endureceu e ele recusa deixar sair o povo. 15Vai ao faraó amanhã cedo, quando ele sair para ir às águas; ficarás à espera dele na beira do rio, levando na mão a vara que se converteu em serpente.  16Tu lhe dirás: ‘Javé, o Deus dos hebreus, mandou-me a ti para dizer-te: Deixa meu povo partir para que me preste culto no deserto: até agora, porém, não me deste ouvidos.  17Assim diz Javé: Nisto conhecerás que eu sou Javé: vou ferir as águas do rio com a vara que tenho na mão, e elas se transformarão em sangue.  18Os peixes existentes no rio morrerão, o rio ficará poluído, e os egípcios terão nojo de beber a água do rio’”.  19Javé disse a Moisés: “Dize a Aarão: ‘Toma tua vara e estende tua mão sobre as águas do Egito, sobre seus rios, seus canais, suas lagoas e todos os seus reservatórios de águas. Elas se converterão em sangue, e haverá sangue em todo o Egito, tanto nas vasilhas de madeira como nas de pedra’”.  20Moisés e Aarão fizeram o que Javé lhes tinha mandado. Aarão levantou a vara e feriu as águas do rio à vista do faraó e de seus servidores, e toda a água do rio transformou-se em sangue.  21Os peixes que havia no rio morreram, o rio ficou poluído, e os egípcios não podiam beber da água do rio. Houve sangue por toda a terra do Egito. 22Os magos do Egito, porém, fizeram a mesma coisa com seus sortilégios, e o coração do faraó se endureceu e não deu ouvidos a Moisés e a Aarão, como Javé tinha predito.  23O faraó voltou-se e entrou em seu palácio, não fazendo caso disso.  24Todos os egípcios abriram poços perto do rio para conseguirem água potável, pois não podiam beber da água do rio.  25Assim se passaram sete dias, desde que Javé feriu o rio.

As rãs.

26Javé falou a Moisés: “Vai ao faraó e dize-lhe: ‘Assim fala Javé: Deixa meu povo partir, para que me preste culto.   27Se recusas deixá-lo ir, infestarei de
rãs toda a tua terra.
28O rio fervilhará
de rãs, as quais subirão e entrarão
em teu palácio, em teus aposentos, sobre teu leito, nas casas de todos os teus servidores, no meio de teu povo, nos teus fornos e em tuas amassadeiras.
29As rãs virão sobre ti, sobre teu povo e sobre todos os teus servos’”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital