Antigo Testamento / Êxodo

As novas tábuas da lei.

Capítulo 34

1Javé disse a Moisés: “Talha duas tábuas de pedra iguais às primeiras, e eu escreverei sobre elas as palavras que estavam nas primeiras, que tu quebraste.   2Prepara-te para amanhã subir o monte Sinai, e lá apresenta-te a mim, no alto do monte.  3Ninguém suba contigo, nem se veja alguém em parte alguma do monte; não haja nem mesmo ovelhas ou bois pastando diante do monte”.  4Moisés talhou duas tábuas de pedra, iguais às primeiras; no dia seguinte levantou-se bem cedo, subiu o monte Sinai, como Javé lhe havia ordenado, levando consigo as duas tábuas de pedra.  5Javé desceu na nuvem e ali esteve junto dele e proclamou o nome de Javé.   6Passou, pois, Javé diante dele e ele exclamou:
“Javé, Javé,
Deus compassivo e misericordioso,
lento para a cólera
e rico em bondade e em fidelidade,
7que conserva a misericórdia por mil gerações,
que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado,
mas que também não inocenta o culpado;
que pune a iniquidade dos pais nos filhos e nos netos
até a terceira e a quarta geração”.
8Imediatamente Moisés se inclinou até o chão e adorou.  9Depois disse: “Senhor, se encontrei graça aos vossos olhos, que meu Senhor se digne caminhar no meio de nós. Certamente é um povo de cabeça dura, mas perdoai nossas culpas e nossos pecados e aceitai-nos como vossa herança”.

A aliança renovada.
10Javé respondeu: “Vou fazer uma aliança: diante de todo o povo farei maravilhas como jamais foram feitas em terra alguma, nem em nenhuma nação, de modo que todo o povo no meio do qual te encontras veja a obra de Javé, pois será uma coisa tremenda o que estou para fazer contigo. 11Observa bem o que hoje te ordeno. Expulsarei de tua presença o amorreu, o cananeu, o heteu, o ferezeu, o heveu e o jebuseu. 12Guarda-te de fazer aliança com os habitantes da terra para onde vais, para que não sejam uma armadilha no meio de ti.  13Pelo contrário, derrubareis seus altares, quebrareis suas colunas sagradas e cortareis seus troncos idolátricos.  14Não adorarás nenhum outro deus; porque Apaixonado é o nome de Javé: ele é um Deus apaixonado.  15Cuida de não fazer aliança com os moradores da terra; não suceda que, ao se prostituírem a seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, alguém te convide e comas de seus sacrifícios  16e tomes mulheres dentre suas filhas para teus filhos, de sorte que, prostituindo-se essas mulheres a seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam a seus deuses.  17Não farás para ti deuses de metal fundido.  18Guardarás a festa dos Ázimos. Durante sete dias comerás pães ázimos, como te ordenei, no tempo marcado no mês de abib; pois foi no mês de abib que saíste do Egito.  19Todo primogênito será meu; também todo primogênito macho de teus rebanhos, tanto das vacas como das ovelhas. 20Mas o primogênito do jumento, tu o resgatarás com um cordeiro e, se não o quiseres resgatar, tu lhe quebrarás o pescoço. Resgatarás todo primogênito de teus filhos. Ninguém virá a minha presença de mãos vazias. 21Trabalharás seis dias, mas no sétimo descansarás, tanto na época do plantio como na da colheita. 22Celebrarás a festa das Semanas, isto é, das primícias da colheita do trigo, e a festa da Colheita no fim do ano. 23Três vezes por ano comparecerá todo homem de teu meio diante do Senhor Javé, Deus de Israel. 24Eu expulsarei as nações de tua frente e alargarei tuas fronteiras; por isso ninguém cobiçará tua terra, enquanto subires, três vezes por ano, para comparecer na presença de Javé, teu Deus. 25Não oferecerás o sangue de meu sacrifício com pão fermentado nem guardarás até a manhã seguinte a vítima da festa da Páscoa.  26Levarás à casa de Javé, teu Deus, o melhor das primícias dos frutos de tua terra.
Não cozinharás o cabrito no leite de sua mãe”.
27Disse ainda Javé a Moisés: “Escreve estas palavras, porque segundo o teor delas fiz aliança contigo e com Israel”. 28Moisés permaneceu ali com Javé quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras.

Moisés resplandecente.

29Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, ele não sabia que a pele de seu rosto resplandecia, depois que Deus falou com ele.   30Olhando Aarão e todos os israelitas para Moisés, notaram que a pele de seu rosto resplandecia e tiveram medo de se aproximar dele. 31Então Moisés os chamou, e Aarão e todos os chefes da comunidade voltaram para junto dele, e ele lhes falou.  32Depois se aproximaram todos os israelitas, e ele lhes ordenou tudo o que Javé lhe havia dito no monte Sinai.  33Tendo acabado de falar-lhes, Moisés pôs um véu sobre o rosto.  34Quando Moisés se apresentava a Javé para falar com ele, retirava o véu até o momento de sair; depois saía e comunicava aos israelitas o que lhe havia sido ordenado.   35Os israelitas viam que a pele do rosto de Moisés resplandecia; em seguida Moisés colocava o véu sobre o rosto até entrar para falar com ele.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital