Antigo Testamento / Êxodo

Os artesãos do santuário.

Capítulo 31

1Javé falou a Moisés, dizendo:   2“Chamei especialmente Beseleel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,   3e o enchi de um espírito divino, de sabedoria, entendimento e habilidade para toda sorte de trabalho;  4para fazer desenhos, para lavrar ouro, prata e bronze;   5para lapidar pedras de engaste, para entalhar madeira, para executar toda classe de obras. 6Dei-lhe como companheiro Ooliab, filho de Aquisamec, da tribo de Dã; e infundi talento no coração de todo artista hábil, para que executem todas as coisas que te ordenei: 7a tenda da reunião, a arca do testemunho, o propiciatório sobre ela, e todos os utensílios da tenda;  8a mesa e seus acessórios, o candelabro de ouro puro e todos os seus acessórios, o altar do incenso,  9o altar do holocausto e todos os seus utensílios, a bacia com seu pedestal,  10as vestes litúrgicas e as vestes sagradas do sacerdote Aarão e as vestes de seus filhos, usadas para oficiarem como sacerdotes;   11o óleo para a unção e o incenso aromático para o santuário. Farão tudo conforme te ordenei”.

Observância do sábado.

12Javé disse a Moisés:  13“Fala assim aos israelitas: Guardai cuidadosamente meus sábados, porque isso é um sinal entre mim e vós, em vossas gerações, para que saibais que eu sou Javé, que vos santifico. 14Guardai, pois, o sábado, porque é santo para vós; quem o profanar será morto inexoravelmente, pois qualquer pessoa que nesse dia trabalhar será eliminada do meio de seu povo. 15Durante seis dias se trabalhará, mas no sétimo dia será repouso absoluto, consagrado a Javé; todo aquele que trabalhar em dia de sábado morrerá inexoravelmente. 16Observem, pois, os israelitas o sábado, celebrando-o de geração em geração como aliança perpétua. 17Ele será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias Javé fez o céu e a terra, e no sétimo descansou e tomou alento”. 18Tendo Javé acabado de falar com Moisés no monte Sinai, entregou-lhe as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital