Antigo Testamento / Êxodo

Os dez mandamentos.

Capítulo 20

1Então Deus falou, pronunciando todas estas palavras:   2“Eu, Javé, sou teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.   3Não terás outros deuses diante de mim.   4Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma daquilo que existe no alto, no céu, ou aqui embaixo, na terra, ou nas águas debaixo da terra.   5Não te prostrarás diante delas, nem as servirás; pois eu sou Javé, teu Deus, um Deus apaixonado, que castigo a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração dos que me odeiam;   6mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e observam meus mandamentos.   7Não pronunciarás o nome de Javé em vão; pois Javé não deixará impune quem pronunciar seu nome em vão.   8Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.  9Trabalharás durante seis dias e farás todas as tuas tarefas;   10mas o sétimo dia é dia de repouso consagrado a Javé, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que mora em tua cidade.  11Pois Javé fez em seis dias o céu e a terra, o mar e tudo o que existe neles, mas no sétimo dia descansou. Por isso Javé abençoou o dia de sábado e o santificou.  12Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem teus dias sobre a terra que Javé, teu Deus, te dá.   13Não matarás.   14Não cometerás adultério.   15Não furtarás.   16Não darás falso testemunho contra teu próximo.   17Não cobiçarás a casa de teu próximo; não desejarás a mulher de teu próximo, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi ou seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.   18Todo o povo percebia os trovões, os relâmpagos e o som da trombeta e a montanha fumegando; e vendo isto, tremia e se mantinha distante.   19Disseram a Moisés: “Fala tu conosco e te ouviremos; mas não nos fale Deus, para que não morramos”.   20Moisés disse ao povo: “Não temais, pois Deus veio para vos provar e para que seu temor permaneça em vós, a fim de que não pequeis”.   21O povo ficou ao longe, enquanto Moisés se aproximou da nuvem em que Deus estava.

O altar.

22Disse Javé a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: Vós vistes como vos falei do céu.  23Não fareis deuses de prata para pôr a meu lado, nem deuses de ouro fareis para vós.  24Tu me levantarás um altar de terra sobre o qual oferecerás teus holocaustos e teus sacrifícios de comunhão, tuas ovelhas e teus bois. Em todo o lugar onde eu quiser que seja recordado meu nome, virei a ti e te abençoarei.   25Se me construíres um altar de pedra, não o farás com pedras lavradas, pois ao manejares teu cinzel sobre elas, tu as profanarias.   26Não subirás a meu altar por meio de degraus, para que ali não se descubra tua nudez”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital