Antigo Testamento / Deuteronômio

Promessas de misericórdia.

Capítulo 30

1Quando te sobrevierem todas estas coisas, a bênção e a maldição, que te propus, se as meditares, no meio das nações para as quais Javé te houver deportado,  2e voltares a Javé, teu Deus, e obedeceres tu e teus filhos a sua voz, com todo o teu coração e com toda a tua alma, conforme tudo o que hoje te ordeno, 3Javé, teu Deus, reconduzirá teus cativos, terá compaixão de ti e te reunirá de novo do meio de todos os povos entre os quais te havia dispersado. 4Ainda que tivesses sido expulso para a extremidade do céu, de lá te reuniria Javé, teu Deus, e iria lá te buscar. 5Javé, teu Deus, te reconduzirá à terra que teus pais possuíram, para que a possuas, e ele te fará feliz e te multiplicará mais que teus pais. 6Javé, teu Deus, circuncidará teu coração e o coração de teus descendentes, para que ames Javé, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para que tenhas vida. 7Javé, teu Deus, fará recair todas estas maldições sobre teus inimigos e teus adversários que te perseguiram. 8E tu voltarás a obedecer à voz de Javé e cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno. 9Javé te fará prosperar em toda obra de tuas mãos, no fruto de teu seio, no fruto de teus animais e no fruto de teu solo; pois Javé voltará a ter prazer em te fazer bem, como tinha prazer em fazer bem a teus pais, 10contanto que obedeças à voz de Javé, teu Deus, observando seus mandamentos e decretos, escritos neste livro da Lei, e voltes a Javé, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma. 11Na verdade, este mandamento, que hoje te prescrevo, não é difícil demais para ti, nem está fora de teu alcance. 12Não está no céu, para que digas: ‘Quem subirá por nós ao céu para trazê-lo até nós e nos fazer ouvi-lo, para que o pratiquemos?’ 13Tampouco se acha do outro lado do mar, para dizeres: ‘Quem atravessará por nós o mar para trazê-lo até nós e nos fazer ouvi-lo, para que o pratiquemos?’14Ao contrário, a palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração, para que a ponhas em prática”.

 

Escolhe a vida!

15“Olha: hoje coloco a tua frente a vida e o bem, a morte e o mal. 16Por isso te ordeno hoje que ames Javé, teu Deus, que andes em seus caminhos e guardes seus mandamentos, suas leis e seus costumes, para que vivas e te multipliques, e Javé, teu Deus, te abençoe na terra em que vais entrar para dela tomar posse. 17Se, porém, teu coração se desviar e não obedeceres, mas te deixares seduzir para te prostrares diante de outros deuses e os servires, 18eu te declaro hoje que de certo perecerás e não viverás muitos anos na terra em que entrarás para a possuir, passado o Jordão. 19Tomo hoje por testemunhas contra ti o céu e a terra de que te proponho a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida, para que vivas tu e tua descendência, 20amando Javé, teu Deus, obedecendo a sua voz e a ele aderindo, porque ele é tua vida e te dá vida longa, para que possas morar na terra que Javé jurou dar a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital