Antigo Testamento / Deuteronômio

Lições da história.

Capítulo 29

1Moisés convocou todo Israel e lhes disse: “Vistes tudo o que Javé fez diante de vossos olhos no Egito, ao faraó, a todos os seus servos e a toda a sua terra, 2as grandes provações que teus olhos viram, aqueles grandes sinais e prodígios. 3Mas até hoje Javé não vos deu inteligência para compreender, olhos para ver e ouvidos para ouvir. 4Eu vos conduzi durante quarenta anos através do deserto, e vossas vestes não se gastaram sobre vós, nem se gastou vossa sandália em vosso pé. 5Não comestes pão nem bebestes vinho ou bebida fermentada, para que reconhecêsseis que eu sou Javé, vosso Deus. 6Quando chegastes a esta região, saíram a nosso encontro Seon, rei de Hesebon, e Og, rei de Basã, para nos atacarem, mas nós os vencemos. 7Conquistamos seu país e o demos como herança aos rubenitas e aos gaditas e à meia tribo de Manassés. 8Observai, portanto, as palavras desta aliança e praticai-as, para que prospereis em tudo o que fizerdes”.

Ameaças contra os transgressores da aliança.

9“Hoje estais todos na presença de Javé, vosso Deus: os chefes de vossas tribos, vossos anciãos, vossos oficiais, todos os homens de Israel, 10vossas crianças e vossas mulheres, inclusive vossos estrangeiros que moram em vosso acampamento, desde vosso lenhador até vosso carregador de água, 11para entrardes na aliança de Javé, vosso Deus, e no juramento que Javé, vosso Deus, faz hoje convosco, 12a fim de constituir-vos hoje como seu povo e para ser ele próprio vosso Deus, como vos prometeu e como jurou a vossos pais, Abraão, Isaac e Jacó. 13Não é só convosco que faço hoje esta aliança e este juramento, 14mas tanto com quem está conosco aqui hoje diante de Javé, nosso Deus, como com quem não está aqui conosco hoje. 15Sim, vós sabeis como habitamos no Egito e como passamos no meio das nações que atravessastes; 16vistes suas abominações e seus ídolos, de madeira e de pedra, de prata e de ouro, que existem entre elas.

Contra os amalecitas.

17Que não haja entre vós homem ou mulher, família ou tribo, cujo coração se desvie hoje de Javé, nosso Deus, para ir servir aos deuses dessas nações; que não haja entre vós nenhuma raiz que produza veneno ou absinto. 18E se, depois de ter ouvido estas palavras de imprecação, alguém se achar abençoado e disser: ‘Eu tenho tudo, porque me obstinei em seguir minhas ideias, pois terreno regado não tem mais sede’, 19Javé não lhe dará seu perdão; a cólera e o zelo de Javé se inflamarão contra ele; todas as maldições escritas neste livro cairão sobre ele, e Javé apagará seu nome de debaixo do céu. 20avé o separará, para sua desgraça, de todas as tribos de Israel, conforme todas as maldições da aliança escrita neste livro da Lei. 21A geração futura, vossos filhos que virão depois de vós, e o estrangeiro que virá de um país distante, ao verem as calamidades desta terra e as doenças com que Javé a terá afligido, dirão: 22‘Toda a sua terra está queimada com enxofre e sal; não pode ser semeada nem produzirá; nela não crescerá nenhuma planta, como na destruição de Sodoma e Gomorra, de Adma e Seboim, que Javé destruiu em sua ira e em seu furor’. 23Todas as nações perguntarão: ‘Por que Javé tratou assim este país? Que significa o ardor de tão grande ira?’ 24E responderão: ‘Porque abandonaram a aliança de Javé, Deus de seus pais, que ele tinha feito com eles quando os tirou da terra do Egito, 25e passaram a servir outros deuses e os adoraram, deuses que não conheciam, e que ele não lhes tinha indicado. 26Por isso a ira de Javé se inflamou contra esse país, fazendo cair sobre ele todas as maldições escritas neste livro. 27Javé os arrancou do próprio solo com ira, furor e grande indignação e os atirou num outro país, como se vê hoje’. 28As coisas secretas pertencem a Javé, nosso Deus, mas as coisas reveladas são para nós e nossos filhos para sempre, a fim de cumprirmos todas as palavras desta Lei”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital