Antigo Testamento / Deuteronômio

As cidades de refúgio e o homicídio.

Capítulo 19

1“Quando Javé, teu Deus, tiver exterminado as nações cuja terra ele te dá, quando as tiveres expulsado e te estabeleceres em suas cidades e em suas casas, 2reservarás três cidades no meio da terra que Javé, teu Deus, te dá como herança. 3Manterás em bom estado o acesso a elas e dividirás em três partes a superfície de tua terra que Javé, teu Deus, te dá como patrimônio, a fim de que nelas possa refugiar-se todo homicida. 4É este o caso em que o homicida que ali se refugia terá a vida salva: quando atinge seu próximo involuntariamente, sem que antes o odiasse. 5Por exemplo: se alguém vai com seu companheiro à floresta para cortar lenha e, enquanto sua mão maneja o machado para derrubar a árvore, o ferro se desprende do cabo e atinge o companheiro, e este morre, ele fugirá para uma dessas cidades e terá a vida salva. 6Senão, o vingador do sangue, indignado, perseguirá o homicida e o alcançará, se o caminho for muito longo, e lhe tirará a vida, embora não merecesse a morte, porque não o odiava anteriormente. 7Por isso, eu te ordeno: Reserva três cidades. 8Se Javé, teu Deus, amplia tuas fronteiras, como jurou a teus pais, e te dá toda a terra que prometeu dar a teus pais, 9desde que observes todos estes mandamentos que hoje te prescrevo, amando Javé, teu Deus, e andando sempre por seus caminhos, então acrescentarás outras três cidades a essas três, 10para que assim não se derrame sangue inocente no meio de tua terra que Javé, teu Deus, te dá como herança, e tu não te tornes culpado de homicídio.11Se, porém, um homem odeia seu próximo e lhe prepara uma cilada, lança-se sobre ele e o fere mortalmente, refugiando-se depois numa dessas cidades, 12os anciãos de sua própria cidade mandarão prendê-lo e o entregarão ao vingador do sangue, para que morra. 13Não terás piedade dele; mas removerás de Israel a culpa de ter derramado sangue inocente, e serás feliz. 14Não modifiques as divisas de teu vizinho, colocadas por teus antepassados, na herança que receberás na terra que Javé, teu Deus, te dá como posse”.

As testemunhas.

15“Uma só testemunha não será suficiente para incriminar alguém, qualquer que seja o delito ou o pecado que ele tenha cometido; o fato será estabelecido pelo depoimento de duas ou três testemunhas. 16Se contra alguém se levantar uma falsa testemunha, para o acusar de rebelião, 17os dois contendores comparecerão diante de Javé, diante dos sacerdotes e dos juízes que estiverem em função naqueles dias. 18Os juízes farão uma investigação minuciosa e, se for constatado que a testemunha é uma testemunha falsa e que ela caluniou seu irmão, 19vós lhe fareis o que ela tramava fazer com seu irmão. Assim extirparás o mal de teu meio, 20e os demais, ao sabê-lo, terão medo e não se cometerá mais, em teu meio, esse tipo de ação malvada. 21Não terás piedade; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital