Antigo Testamento / Deuteronômio

Animais puros e impuros.

Capítulo 14

1“Vós sois filhos de Javé, vosso Deus. Não vos fareis incisões no corpo nem vos raspareis os cabelos entre os olhos por causa de um morto;  2sois um povo consagrado a Javé, vosso Deus, e Javé vos escolheu para que sejais seu povo particular entre todos os povos que existem sobre a face da terra. 3Não comereis coisa alguma abominável. 4São estes os animais que podereis comer: boi, ovelha, cabra, 5cervo, gazela, corça, cabrito montês, antílope, ovelha montês e gamo. 6Podereis comer todo animal que tenha o casco fendido, partido em duas unhas, e que rumina. 7Todavia, entre os ruminantes e os que têm o casco fendido em duas unhas, não comereis os seguintes: o camelo, a lebre e o coelho, porque, embora ruminantes, não têm o casco fendido: para vós serão impuros. 8Também o porco, porque, embora tenha a unha fendida, não rumina: será impuro para vós. Não comereis da carne deles nem tocareis seus cadáveres. 9Entre todos os animais aquáticos, são estes os que podereis comer: todos os que têm barbatanas e escamas podereis comer, 10mas não comereis nenhum que não tenha barbatanas nem escamas: será coisa impura para vós. 11Podereis comer de todas as aves puras. 12Estas, porém, não podereis comer: a águia, a ossifraga, o abutre; 13o milhafre e as diversas espécies de falcões; 14toda espécie de corvos;  15o avestruz, a coruja, a gaivota e toda espécie de gaviões; 16o mocho, o íbis, o cisne; 17o pelicano, o abutre egípcio e o alcatraz;  18a cegonha, as diversas espécies de garça, a poupa e o morcego. 19Tereis como impuro todo inseto alado; não comereis deles. 20Podereis comer toda ave pura. 21Não comereis de nenhum animal achado morto. Podereis dá-lo para comer ao forasteiro que mora em vossas cidades, ou vendê-lo a um estranho; porque sois um povo consagrado a Javé, vosso Deus. Não cozinhareis um cabrito no leite de sua mãe”.


Dízimos.

22“Sem falta separarás cada ano o dízimo de todo o fruto de tua semeadura, de tudo o que teu campo tiver produzido, 23e comerás diante de Javé, teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele fazer habitar seu nome, o dízimo de teu trigo, de teu vinho novo e de teu azeite, além dos primogênitos de teu gado e de teu rebanho, para que aprendas a temer sempre Javé, teu Deus. 24Se, porém, o caminho for longo demais para ti, e não possas levar o dízimo, porque fica muito distante o lugar que Javé, teu Deus, tiver escolhido para estabelecer seu nome, quando Javé, teu Deus, te houver abençoado,  25trocarás o dízimo por dinheiro e, levando contigo o dinheiro, irás ao lugar escolhido por Javé, teu Deus. 26Lá empregarás o dinheiro na compra de qualquer coisa que desejares: bois, ovelhas, vinho, bebidas fermentadas, tudo o que desejares, e o comerás ali, diante de Javé, teu Deus, e te alegrarás com tua família. 27Não deixarás desamparado o levita que habita em tuas cidades, pois ele não tem parte nem herança contigo. 28No fim de cada três anos separarás o dízimo de todos os teus produtos do terceiro ano e o guardarás em tuas cidades. 29Virá então o levita, que não tem parte nem herança contigo, o estrangeiro, o órfão e a viúva, que moram em tuas cidades, e comerão até se fartarem; para que Javé, teu Deus, te abençoe em todas as obras que tuas mãos fizerem”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital