Antigo Testamento / Deuteronômio

Motivos para ser fiel a Javé.

Capítulo 11

1“Amareis a Javé, vosso Deus, e observareis sempre suas prescrições, suas leis, costumes e mandamentos. 2Vossos filhos não conheceram nem viram as lições que deu Javé, vosso Deus; mas vós, hoje, conheceis sua grandeza, sua mão poderosa e seu braço estendido; 3seus sinais e seus feitos que realizou no Egito contra o faraó, rei do Egito, e todo o seu país;  4o que fez com o exército egípcio, com seus cavalos e seus carros, arrojando sobre eles as águas do mar Vermelho, quando vos perseguiam, e destruindo-os até o dia de hoje;   5o que fez por vós no deserto até que chegásseis a este lugar;  6e o que fez a Datã e a Abiram, filhos de Eliab, filho de Rúben, quando a terra se abriu e os engoliu com suas famílias, suas tendas e todos os seus adeptos, no meio de todo o Israel.  7Vossos olhos viram todos esses grandes feitos que Javé realizou”.


Promessas e advertências.

8“Guardai todos os mandamentos que hoje vos prescrevo, para que sejais fortes e entreis e tomeis posse da terra para a qual ides passar, a fim de possuí-la, 9e para que tenhais vida longa na terra que Javé jurou dar a vossos pais e a sua descendência, terra onde corre leite e mel. 10Porque a terra para onde ides, a fim de possuí-la, não é como a terra do Egito, de onde saístes, na qual lançáveis vossa semente e a regáveis com o pé, como se rega uma horta. 11A terra da qual ides tomar posse é uma terra de montanhas e vales, que absorve a água da chuva que vem do céu;  12é uma terra da qual Javé, vosso Deus, cuida, tendo sempre os olhos sobre ela, do começo ao fim do ano. 13Se realmente obedecerdes a meus mandamentos, que hoje vos prescrevo, amando Javé, vosso Deus, e servindo-o de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,  14farei cair a seu tempo a chuva de que necessita vossa terra, a chuva do outono e da primavera, para que possais recolher vosso trigo, vosso vinho novo e vosso azeite;  15Farei crescer o capim em vosso campo para vosso gado e tereis alimento até a saciedade. 16Tende cuidado para que vosso coração não se deixe seduzir e vos desvieis para servir a outros deuses e prostrar-vos diante deles;  17porque então Javé, tomado de ira contra vós, fecharia os céus e não cairia a chuva, a terra não daria seus produtos, e depressa iríeis desaparecer da boa terra que Javé vos dá”.

A felicidade nas mãos do povo.

18“Gravai estas minhas palavras em vosso coração e em vossa alma, prendei-as como um sinal a vossa mão e sejam como um frontal entre vossos olhos. 19Ensinai-as a vossos filhos, falando delas sentados em vossa casa e quando caminhais pela estrada, ao deitar-vos e ao levantar-vos;   20escrevei-as nas portas de vossa casa e nas entradas de vossa cidade,  21para que vossos dias e os de vossos filhos, na terra que Javé jurou dar a vossos pais, sejam tão numerosos como os dias do céu sobre a terra.  22Pois se observardes, de fato, todos estes mandamentos que vos mando praticar, amando Javé vosso Deus, andando em todos os seus caminhos e estando unidos a ele, 23Javé expulsará de vossa frente todas essas nações, de sorte que despojareis nações maiores e mais poderosas do que vós. 24Será vosso todo lugar que a sola de vosso pé tiver pisado; vosso território se estenderá desde o deserto até o Líbano, desde o grande rio, o Eufrates, até o mar ocidental.  25Ninguém vos poderá resistir. Javé espalhará o terror e o medo de vós por toda a terra em que pisardes, como vos prometeu.  26Vede! Hoje ponho diante de vós a bênção e a maldição:  27a bênção, se obedecerdes aos mandamentos de Javé, vosso Deus, que hoje vos prescrevo;  28a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos de Javé, vosso Deus, e vos afastardes do caminho que hoje vos prescrevo, para ir atrás de outros deuses, que não conhecestes. 29Quando pois Javé, vosso Deus, vos houver introduzido na terra, na qual ides entrar para dela tomar posse, colocareis a bênção sobre o monte Garizim e a maldição sobre o
monte Ebal.
30Esses montes ficam além do Jordão, no caminho do ocidente, na terra dos cananeus, que habitam na planície, defronte de Guilgal, junto aos carvalhos de Moré. 31De fato, ides atravessar o Jordão para vos apoderardes da terra que Javé, vosso Deus, vos dá; tomareis posse dela e nela habitareis; 32e cuidareis de cumprir todas as leis e costumes que hoje vos exponho”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital