Novo Testamento / Colossenses

A vida nova do ressuscitado.

Capítulo 3

1Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2Pensai nas coisas lá de cima, não nas da terra. 3Porque vós estais mortos, e doravante vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, que é vossa vida, se manifestar, vós também sereis manifestados com ele na glória. 5Por isso, fazei morrer tudo o que há de terreno dentro de vós: a imoralidade, a impureza, a paixão, os maus desejos e a cobiça, que é uma idolatria, 6coisas que atraem a ira de Deus sobre os que lhe desobedecem. 7Vós mesmos antigamente vos comportáveis assim, vivendo nessas desordens. 8Agora, porém, abandonai tudo isto: cólera, exaltação, malícia, blasfêmia, palavras indecentes de vossos lábios; 9não faleis mentiras uns aos outros, pois fostes despojados da criatura que éreis antes, e de suas obras, 10e vos revestistes de uma nova criatura, que por um pleno conhecimento se renova segundo a imagem de seu Criador. 11Aí não existe mais nem grego nem judeu, nem circunciso nem incircunciso, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas Cristo é tudo em todos.

O modo de viver do cristão.

12Portanto, como escolhidos de Deus, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e de paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem de lamentar-se com relação aos outros. Como o Senhor vos perdoou, perdoai também vós. 14Acima de tudo, buscai o amor, que faz a perfeita união. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, pois a ela fostes chamados para formar um só corpo. Vivei dando graças a Deus! 16Que a palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza. Ensinai-vos e exortai-vos uns aos outros com toda sabedoria, cantando a Deus de coração agradecido com salmos, hinos e cânticos espirituais.17E tudo o que fizerdes em palavras e obras seja feito em nome do Senhor Jesus, agradecendo por meio dele a Deus Pai.

Virtudes domésticas.

18Esposas, sede dóceis a vossos maridos, como convém no Senhor. 19Maridos, amai vossas mulheres e não as trateis com dureza. 20Filhos, obedecei em tudo aos pais, porque isto agrada ao Senhor. 21Pais, não irriteis vossos filhos, para que não desanimem. 22Servos, obedecei em tudo a vossos senhores da terra, não servindo somente quando vos veem, como se faz para agradar aos homens, mas na simplicidade do coração, no temor do Senhor. 23Seja qual for vosso trabalho, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para os homens, 24sabendo que o Senhor vos recompensará, tornando-vos seus herdeiros. É ao Senhor Cristo que estais servindo. 25Pois quem comete injustiça será certamente punido por sua injustiça, sem acepção de pessoas.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital