Os Mandamentos da Igreja

 
 

Capítulo V

 
 

  1. Somos obrigados a obedecer a Igreja? Nós somos obrigados a obedecer a Igreja porque Cristo disse aos pastores da Igreja: «Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita rejeita Aquele que me enviou» (Lc. 10:16).

  2. Quais são os principais mandamentos da Igreja? Os principais mandamentos da Igreja são:

    1. Santificar os Domingos e festas de guarda ouvindo Missa e descansando dos trabalhos servis.

    2. Observar os dias de jejum e de abstinência indicados pela Igreja.

    3. Confessar-se pelo menos uma vez por ano.

    4. Receber o Santíssimo Sacramento pelo menos uma vez por ano no tempo pascal.

    5. Contribuir para o sustento dos nossos pastores.

    6. Não casar dentro de certos graus de parentesco, nem solenizar matrimónio nos tempos proibidos.

  3. Qual é o primeiro mandamento da Igreja? O primeiro mandamento da Igreja é «santificar os Domingos e festas de guarda ouvindo Missa e descansando dos trabalhos servis».

  4. Quais são as festas de guarda? Os dias santos de guarda observados pela Igreja Universal são: Dia de Natal, Circuncisão, Epifania, Ascensão e Corpus Christi, Imaculada Conceição, Assunção de Nossa Senhora, São José seu esposo, São Pedro e São Paulo, São José Patrono da Igreja Universal e o Dia de Todos os Santos.

  5. É pecado mortal negligenciar o preceito de ouvir Missa nos Domingos e nos dias santos de guarda? Negligenciar o preceito de ouvir Missa nos Domingos e nos dias santos de guarda é pecado mortal.

  6. São os pais, mestres e amas obrigados a prover de forma que aqueles sob a sua responsabilidade possam ouvir Missa aos Domingos e nos dias santos de guarda? Os pais, mestres e amas são obrigados a garantir que aqueles sob os seus auspícios possam ouvir Missa nos Domingos e nos dias santos de guarda.

  7. Qual é o Segundo Mandamento da Igreja? O Segundo Mandamento da Igreja é «Observar os dias de jejum e de abstinência indicados pela Igreja».

  8. O que são dias de jejum? Dias de jejum são dias nos quais só se pode tomar uma refeição completa.

  9. Quais são os dias de jejum? Os dias de jejum são todos os dias da Quaresma excepto os Domingos.

  10. O que são dias de abstinência? Dias de abstinência são dias em que é proibido consumir carne.

  11. Quais são os dias de abstinência? Os dias de abstinência são as todas as Sextas-feiras do ano.

  12. Por que a Igreja nos ordena jejuar e abstermo-nos? A Igreja ordenar-nos jejuar e abstermo-nos para que possamos mortificar a carne e satisfazer perante a Deus pelos nossos pecados.

  13. Qual é o Terceiro Mandamento da Igreja? O Terceiro Mandamento da Igreja é «Confessar-se pelo menos uma vez por ano».

  14. A partir de que idade as crianças são obrigadas a ir confessar-se? As crianças são obrigadas a ir confessar-se assim que começarem a utilizar a razão e serem capazes de cometer pecado mortal.

  15. Quando é que se supõe que as crianças geralmente começam a utilizar a razão? As crianças geralmente começam a utilizar a razão quando atingem os sete anos de idade.

  16. Qual é o Quarto Mandamento da Igreja? O Quarto Mandamento da Igreja é «Receber o Santíssimo Sacramento pelo menos uma vez por ano no tempo pascal».

  17. A partir de quando tornam-se os cristãos obrigados a receber o Santíssimo Sacramento? Os cristãos são obrigados a receber o Santíssimo Sacramento assim que forem capazes de distinguir o Corpo de Cristo de pão ordinário, e julgar-se estarem devidamente instruídos.

  18. Qual é o Quinto Mandamento da Igreja? O Quinto Mandamento da Igreja é «Contribuir para o sustento dos nossos pastores».

  19. É um dever contribuir em apoio da religião? É um dever contribuir para o apoio da religião de acordo com os nossos meios para que Deus possa ser devidamente honrado e cultuado, e para que o reino da Sua Igreja se expanda.

  20. Qual é o Sexto Mandamento da Igreja? O Sexto Mandamento da Igreja é «Não casar dentro de certos graus de parentesco, nem solenizar matrimônio nos tempos proibidos».

  21. Quais são os tempos em que é proibido casar com solenidade? Os tempos em que é proibido casar com solenidade sem permissão especial são desde o primeiro Domingo de Advento até depois do Dia de Natal, e desde a Quarta-feira de Cinzas até depois do Domingo de Páscoa.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital