Sobre a Esperança

 
 

A ORAÇÃO

 
 

  1. O que devemos fazer para obter as graças de Deus? Obtém-se as graças de Deus principalmente mediante a oração e os Santos Sacramentos.

  2. O que é oração? Oração é a elevação da mente e do coração a Deus.

  3. De que modo elevamos a mente e o coração a Deus? Nós elevamos a mente e o coração a Deus pensando Nele, adorando-O, bendizendo-O e agradecendo-Lhe; e pedindo-Lhe todas as bênçãos para a alma e para o corpo.

  4. Rezam bem aqueles que nas suas orações não pensam nem em Deus nem no que dizem? Aqueles que, nas suas orações, não pensam nem em Deus nem no que dizem não rezam bem; ao invés disso, estes ofendem a Deus se as suas distrações são voluntárias.

  5. Qual é a melhor de todas as orações? A melhor de todas as orações é o «Pai Nosso», ou Oração do Senhor.

  6. Quem compôs a Oração do Senhor? Foi o próprio Jesus Cristo quem compôs a Oração do Senhor.

  7. Diga a Oração do Senhor. Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a Nós o Vosso Reino; seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

  8. Na Oração do Senhor quem é chamado de «Pai Nosso»? Na oração do Senhor, Deus é chamado de «Pai Nosso».

  9. Por que Deus é chamado de «Pai Nosso»? Deus é chamado de Pai Nosso porque Ele é o Pai de todos os cristãos, os quais adotou como filhos por meio do santo Batismo.

  10. Deus é também o Pai de toda a humanidade? Deus é também o Pai de toda a humanidade porque foi Ele que a todos criou, a todos ama e a todos preserva.

  11. Por que dizemos Pai «Nosso», e não Pai «Meu»? Nós Dizemos Pai «Nosso», e não Pai «Meu», porque sendo nós todos irmãos, não devemos rezar somente por nós, mas por todos os outros.

  12. Quando dizemos «santificado seja o Vosso nome», rezamos pelo quê? Quando nós dizemos «santificado seja o Vosso nome», rezamos para que Deus seja conhecido, amado e servido por todas as Suas criaturas.

  13. Quando dizemos «venha a Nós o Vosso Reino», pelo que rezamos? Quando nós dizemos «venha a Nós o Vosso Reino», rezamos para que Deus venha e reine neste mundo nos corações de todos pela Sua graça, e traga a nós e leve a nós todos para o Seu reino celeste na próxima vida.

  14. Quando dizemos «seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu», pelo que rezamos? Quando nós dizemos «seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu», nós rezamos para que Deus, pela Sua graça, nos permita fazer a Sua vontade em todas a coisas, tal como os Bem-aventurados o fazem no Céu.

  15. Quando dizemos «o pão nosso de cada dia nos dai hoje», pelo que rezamos? Quando nós dizemos «o pão nosso de cada dia nos dai hoje», nós rezamos para que Deus nos dê diariamente tudo o necessário para a alma e para o corpo.

  16. Quando dizemos «perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido», pelo que rezamos? Quando nós dizemos «perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido», rezamos para que Deus nos perdoe dos nossos pecados, da mesma maneira que perdoamos os outros das suas faltas para conosco.

  17. Quando dizemos «não nos deixeis cair em tentação», pelo que rezamos? Quando nós dizemos «não nos deixeis cair em tentação», rezamos para que Deus nos dê as graças para não ceder às tentações.

  18. Quando dizemos «livrai-nos do mal», pelo que rezamos? Quando dizemos «livrai-nos do mal» nós rezamos para que Deus nos livre de todo o mal, tanto de alma como de corpo.

  19. Devemos pedir aos Anjos e aos Santos para rezarem por nós?  Nós devemos pedir aos Anjos e aos Santos para rezarem por nós porque são nossos amigos e irmãos, e porque as suas orações têm grande poder perante Deus.

  20. Como podemos demonstrar que os Anjos e os Santos sabem o que se passa na terra? Nós podemos demonstrar que os Anjos e os Santos sabem o que se passa na terra pelas palavras de Cristo: «Deste modo, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um único pecador que se converte.» (Lc. 15:10).

  21. Qual é a principal oração à Santa Virgem que a Igreja usa? A principal oração à Santa Virgem que a Igreja usa é a «Avé Maria».

  22. Diga a «Avé Maria». Avé Maria cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém.

  23. Quem compôs a primeira parte da «Avé Maria»? O Arcanjo Gabriel e a Santa Isabel, inspirados pelo Espírito Santo, compuseram a primeira parte da «Avé Maria».

  24. Quem compôs a segunda parte da «Avé Maria»? A segunda parte da Avé Maria foi composta pela Igreja de Deus, guiada pelo Espírito Santo.

  25. Por que devemos recitar frequentemente a «Avé Maria»? Nós devemos recitar frequentemente a «Avé Maria» para nos lembrarmos da Encarnação do Filho de Deus; e para honrar a Nossa Senhora Santíssima, a mãe de Deus.

  26. Temos alguma outra razão para recitar frequentemente a «Avé Maria»?  Outra razão que nós temos para recitar frequentemente a «Avé Maria» é pedir a Nossa Senhora Santíssima que reze sempre por nós pecadores, mas principalmente na hora da nossa morte.

  27. Por que a Igreja Católica demonstra grande devoção à Santa Virgem? A Igreja Católica demonstra grande devoção à Santa Virgem porque ela é a Imaculada Mãe de Deus.

  28. Como a Santa Virgem é Mãe de Deus? A Santa Virgem é Mãe de Deus porque Jesus Cristo, seu filho, que nasceu dela como homem, não é apenas homem, mas também verdadeiro Deus.

  29. A Santa Virgem é Mãe nossa também? A Santa Virgem é nossa Mãe também porque, sendo irmãos de Jesus, somos filhos de Maria.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital