Antigo Testamento / Zacarias

Quinta visão: o candelabro e as duas oliveiras.

Capítulo 4

1O anjo que falava comigo voltou e acordou-me, como se acorda alguém do sono, 2e me disse: “O que vês?” Respondi: “Vejo um candelabro todo de ouro que tem em cima um recipiente no qual há sete lâmpadas com sete bicos para as lâmpadas que estão em cima. 3Duas oliveiras lhe estão próximas, uma à direita e outra à esquerda”. 4Então perguntei ao anjo que me falava: “Que significam, meu Senhor, estas coisas?” 5O anjo que falava comigo respondeu-me: “Então não sabes seu significado?” E eu disse: “Não, meu Senhor”.6a Ele respondeu-me:
10b “As sete lâmpadas representam os olhos de Javé que percorrem toda a terra”.
11 Depois perguntei-lhe: “Que significam essas duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro?” 12E tornando a falar, perguntei-lhe: “Que significam os dois ramos de oliveira que destilam óleo por dois canais de ouro?”. 13 Respondeu-me: “Então não sabes o que significam?” E eu disse: “Não, meu Senhor”. 14 “Estes – acrescentou – são os dois consagrados que assistem ao Senhor de toda a terra”.
6b “Esta é a palavra de Javé a Zorobabel: Não com o poder nem com a força, mas com meu espírito, diz Javé dos exércitos!
7Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel te tornarás uma planície! Ele tirará a pedra, aquela de remate, entre aclamações: Bravo!” 8Foi-me dirigida esta palavra de Javé: 9“As mãos de Zorobabel fundaram esta casa, suas mãos a terminarão e sabereis que Javé dos exércitos enviou-me a vós. 10Quem ousará desprezar o dia de tão modestos inícios? Ele se alegrará vendo o fio de prumo na mão de Zorobabel”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital