Antigo Testamento / Tobias

Sara é libertada do demônio.

Capítulo 8

1Quando acabaram de comer e beber, decidiram ir dormir; conduziram, pois, o jovem e o introduziram no aposento. 2Tobias então recordou-se dos conselhos de Rafael e, tirando o coração e o fígado do peixe de dentro da sacola onde os guardara, colocou-os sobre as brasas do incenso. 3O cheiro do peixe expulsou o demônio, que fugiu para as regiões do alto Egito. Rafael seguiu-o, prendeu-o e acorrentou-o imediatamente. 4Entretanto, os pais haviam saído e fechado a porta do quarto. Então Tobias levantou-se do leito e disse a Sara: “Levanta-te, minha irmã! Rezemos e peçamos a nosso Senhor que tenha compaixão de nós e nos salve”.

Oração de Tobias e Sara.

5Ela se levantou e começaram a rezar e a pedir para obterem a salvação. E começaram a dizer:
“Bendito sejais, Deus de nossos pais,
e bendito seja vosso nome
por todos os séculos dos séculos!
Bendigam-vos os céus
e vossa criação inteira
em todos os séculos!
6Vós criastes Adão
e criastes Eva, sua mulher,
para ser sua ajuda e amparo,
e de ambos nasceu o gênero humano.
Vós mesmo dissestes:
‘Não é bom que o homem fique só:
façamos-lhe uma ajuda semelhante a ele’.
7E agora, não é por luxúria
que tomo esta minha irmã,
mas com reta intenção.
Dignai-vos ter piedade de mim e dela
e conduzir-nos juntos a uma idade avançada!
8E disseram em coro: Amém! Amém!” 9E dormiram a noite toda.

Alegria dos pais de Sara. Ora, Raguel levantou-se e, tomando consigo os criados, foram cavar um túmulo. 10Pois dizia consigo: “Não aconteça que tenha morrido e nos tornemos objeto de escárnio e zombaria”. 11Quando acabaram de cavar o túmulo, Raguel voltou para casa, chamou sua mulher 12e disse-lhe: “Manda uma criada entrar no quarto e ver se Tobias está vivo; porque, se morreu, nós o enterraremos sem que ninguém o saiba”.13Mandaram a criada, acenderam a lâmpada e abriram a porta; ela entrou e os achou deitados juntos e dormindo. 14A criada saiu e anunciou-lhes que ele estava vivo e que nada de mal lhe acontecera. 15Raguel bendisse ao Deus do céu com estas palavras:
“Bendito sois, ó Deus,
com todo o puro louvor!
Que vos bendigam por todos os séculos!
16Bendito sejais porque me alegrastes,
e porque não sucedeu o mal que eu temia,
mas nos tratastes segundo vossa grande misericórdia.
17Bendito sejais por terdes tido compaixão
dos dois filhos únicos.
Tende piedade deles, Senhor,
e dai-lhes vossa salvação;
fazei que sua vida transcorra
na alegria e na graça”.
18Depois mandou que os criados fechassem a cova antes do amanhecer. 19Raguel ordenou a sua esposa que fizesse muitos pães; ele foi ao estábulo, tomou dois bois e quatro carneiros e mandou aprontá-los. E assim começaram os preparativos para o banquete. 20Depois chamou Tobias e lhe disse: “Durante quatorze dias não sairás daqui, mas ficarás onde estás, comendo e bebendo em minha casa e encherás de gozo a alma de minha filha após todas as suas tristezas. 21Depois tomarás a metade de tudo quanto aqui possuo e voltarás feliz à casa de teu pai. E quando minha mulher e eu tivermos morrido, também será vossa a outra metade. Tem confiança, filho! Sou teu pai e Edna é tua mãe; somos teus e de tua irmã desde agora e para sempre. Tem confiança, filho!”

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital