Novo Testamento / Tito

Deveres gerais dos fiéis.

Capítulo 3

1Lembra a todos que é preciso submeter-se aos governantes e às autoridades, praticar a obediência, estar prontos para toda boa obra, 2não difamar ninguém, nem andar brigando, mas que sejam modestos e delicados para com todos. 3Pois nós também éramos outrora insensatos, rebeldes, transviados, escravos de todo tipo de paixões e prazeres, vivendo na malícia e na inveja, dignos de ódio e nos odiando uns aos outros. 4Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e seu amor pelos homens, 5ele nos salvou, não em virtude dos atos de justiça que praticamos, mas por sua misericórdia por meio de um banho de regeneração e de renovação no Espírito Santo, 6por ele derramado profusamente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo, 7para que, justificados por sua graça, nos tornássemos, na esperança, herdeiros da vida eterna. 8Esta palavra é digna de fé e por isso quero que insistas nestas coisas, para que os que creem em Deus se esforcem por distinguir-se na prática do bem: isto é belo e útil às pessoas. 9Evita, porém, as vãs controvérsias, as genealogias, as discussões, as polêmicas sobre a lei, porque são inúteis e vazias. 10Quanto ao herege, após uma primeira e segunda advertência, separa-te dele, 11bem sabendo que se trata de gente transviada que continua a pecar, condenando-se a si mesma.

Recomendações e saudações.

12Logo que eu te enviar Ártemas ou Tíquico, apressa-te para te encontrares comigo em Nicópolis, porque é lá que pretendo passar o inverno. 13Toma todas as providências para a viagem do jurista Zenas e de Apolo, para que nada lhes falte. 14Aprendam assim também os nossos a distinguir-se na prática do bem, para atender às necessidades urgentes e não viverem uma vida inútil. 15Saúdam-te todos os que estão comigo. Saudações aos que nos amam na fé. A graça esteja com todos vós!

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital