Novo Testamento / Tito

Saudação.

Capítulo 1

1Paulo, servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para conduzir os escolhidos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade, que conduz à piedade, 2na esperança da vida eterna prometida antes de todos os séculos pelo Deus que não mente 3e que, no tempo marcado, manifestou sua palavra por uma proclamação, cujo encargo me foi confiado por ordem de Deus nosso Salvador, 4a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: graça e paz da parte de Deus Pai e do Cristo Jesus, nosso Salvador.

Qualidades dos ministros da Igreja.

5Se te deixei em Creta, foi para que termines aí a organização e para que estabeleças em cada cidade presbíteros, de acordo com as instruções que te dei. 6O candidato deve ser irrepreensível, ser casado uma vez só, ter filhos fiéis e que não possam ser acusados de má conduta, nem sejam insubmissos. 7Com efeito, o bispo, em sua qualidade de administrador de Deus, deve ser irrepreensível: não arrogante, nem colérico, nem dado ao vinho, nem violento, nem ávido de lucro desonesto; 8mas, ao contrário, seja hospitaleiro, amigo do bem, ponderado, justo, piedoso, senhor de si, 9apegado à palavra digna de fé, conforme a doutrina, para que seja capaz de exortar na sã doutrina e também de refutar os que a contradizem.

Vícios dos cretenses.

10São muitos, de fato, os rebeldes, os tagarelas, os sedutores, sobretudo entre os circuncisos. 11É preciso reduzi-los ao silêncio, pois estão inquietando famílias inteiras, ensinando com objetivo de lucro ilícito o que não convém. 12Um deles, porta-voz de seu meio ambiente, disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, animais perversos, comilões e preguiçosos”. 13Este testemunho é verdadeiro; por isso, repreende-os severamente, para que conservem uma fé sadia, 14sem prestar atenção a fábulas judaicas e às prescrições de pessoas que recusam a verdade. 15Tudo é puro para os puros. Mas para os impuros e os que não têm fé, nada é puro. A mente e a consciência deles estão manchadas. 16Afirmam que conhecem a Deus, mas, por sua conduta, o renegam; são abomináveis, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital