Novo Testamento / São Tiago

Advertência aos ricos.

Capítulo 5

1E agora vós, que sois ricos, chorai e gemei ante as desgraças que estão por cair sobre vós! 2Vossa riqueza apodreceu e vossas vestes foram devoradas pela traça. 3Vosso ouro e vossa prata enferrujaram, e sua ferrugem dará testemunho contra vós, devorando vossas carnes. Acumulastes tesouros para os últimos dias. 4Vede: o salário, do qual defraudastes os trabalhadores que ceifaram vossos campos, clama; e os gritos dos ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. 5Na terra vivestes no prazer e no luxo, cevando vossos apetites para o dia da matança. 6Condenastes e matastes o justo, sem que ele vos resistisse.

A vinda do Senhor.

7Tende paciência, irmãos, até a vinda do Senhor. Vede como o lavrador aguarda o precioso fruto da terra, esperando com paciência que caia a chuva do outono e a da primavera. 8Sede pacientes também vós, reanimai-vos, porque a vinda do Senhor está próxima. 9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros para não serdes julgados; vede, o juiz está às portas! 10Tanto no suportar as injúrias como na paciência, irmãos, tomai por modelo os profetas, que falaram em nome do Senhor. 11Vede: proclamamos bem-aventurados os que suportaram provações. Ouvistes falar da constância de Jó e vistes a sorte final que lhe reservou o Senhor; pois “o Senhor é misericordioso e compassivo”.

Não jurar.

12Mas, sobretudo, irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem useis de juramento algum; mas vosso “sim” seja sim e vosso “não” seja não, para não incorrerdes no juízo.

A unção dos enfermos.

13Alguém de vós está sofrendo? Reze. Alguém está alegre? Cante. Alguém de vós está doente? 14Chame os presbíteros da Igreja, a fim de que rezem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 15A oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se ele cometeu pecados, estes serão perdoados.

O poder da oração.

16Confessai, pois, vossos pecados uns aos outros e rezai uns pelos outros a fim de serdes curados; a oração fervorosa do justo tem grande valor. 17Elias era pessoa como nós; rezou com insistência para que não caísse chuva, e não choveu sobre a terra durante três anos e seis meses. 18Depois rezou de novo, e o céu deu a chuva, e a terra produziu seu fruto.19Meus irmãos, se algum de vós se afastar da verdade e um outro o reconduzir, 20fique sabendo: aquele que converter um pecador de seu erro salvará sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital