Novo Testamento / São Tiago

Saudação.

Capítulo 1

1Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da dispersão: Saudações!

Paciência nas provações.

2Considerai como perfeita alegria, meus irmãos, quando enfrentais toda sorte de provações, 3sabendo que a prova de vossa fé produz a constância; 4mas é preciso que a constância complete sua obra, a fim de que sejais perfeitos, irrepreensíveis, nada deixando a desejar.

Rezar com fé.

5Se a algum de vós falta sabedoria, peça-a a Deus – que a dá a todos generosamente e sem recriminar – e ela lhe será dada. 6Mas peça com fé, sem vacilação, pois quem vacila se parece com a onda do mar que o vento move e agita. 7Tal pessoa não deve pensar que vai receber alguma coisa do Senhor: 8tem a alma dividida, inconstante em tudo o que faz.

O pobre e o rico.

9Que o irmão de condição humilde se glorie de sua exaltação 10e o rico de sua humilhação, porque ele passará como a flor da erva. 11Pois o sol abrasador se levanta, seca a erva e sua flor cai, sua bela aparência acaba. Assim vai definhar o rico no meio de seus negócios.

A provação.

12Feliz o homem que enfrenta a provação porque, uma vez reconhecido seu valor, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam. 13Que ninguém diga ao ser tentado: “É Deus que me tenta”. Com efeito, Deus não pode ser tentado a fazer o mal. Ele não tenta ninguém. 14Mas cada um é tentado por sua própria concupiscência, que o atrai e seduz. 15Depois, a concupiscência, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. 16Não vos enganeis, meus irmãos bem-amados: 17toda dádiva preciosa e todo dom perfeito vem do alto e desce do Pai das luzes, no qual não existe nenhuma variação nem sombra de mudança. 18Por sua própria vontade ele nos gerou pela Palavra da verdade, para que fôssemos de algum modo as primícias dentre suas criaturas.

Ouvir e praticar a Palavra.

19Vós o sabeis, meus irmãos bem-amados: seja cada um pronto para ouvir, lento para falar, lento para se irar; 20pois a ira do homem não realiza o que é justo diante de Deus. 21Rejeitai, pois, toda imundície e todo resto de malícia e acolhei com docilidade a Palavra implantada em vós e que pode salvar vossas vidas. 22Ponde em prática a Palavra e não vos contenteis com ouvi-la apenas, enganando-vos a vós mesmos. 23Pois quem ouve a Palavra, sem pô-la em prática, se parece com alguém que observa seu rosto num espelho: 24mal se olhou, vai embora e logo esquece como era. 25Aquele, porém, que medita sobre a lei perfeita da liberdade e nela persevera, não como ouvinte esquecido, mas como alguém que a põe em prática, este encontra sua felicidade praticando-a. 26Se alguém se julga religioso, sem pôr um freio a sua língua, e engana assim seu coração, é vã sua religião. 27Religião pura e sem mancha aos olhos de Deus Pai é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em suas provações e não se deixar contaminar por este mundo.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital