Novo Testamento / São Marcos

Segunda multiplicação dos pães.

Capítulo 8

1Naqueles dias reuniu-se de novo numerosa multidão e não tinham o que comer. Então Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: 2“Tenho compaixão desta gente, pois já faz três dias que estão comigo e não têm o que comer. 3Se eu os mandar para casa em jejum, desfalecerão no caminho. E alguns deles vieram de longe”. 4Responderam-lhe os discípulos: “De onde se poderia trazer pão para saciá-los aqui no deserto?” 5Perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Responderam: “Sete”. 6Mandou então que a multidão se acomodasse no chão e, tomando os sete pães, deu graças, partiu-os e ia dando-os aos discípulos para que os distribuíssem. Eles os distribuíram à multidão. 7Tinham também alguns peixinhos. Depois de abençoá-los, mandou que os distribuíssem também. 8Eles comeram e ficaram satisfeitos. E com os pedaços que sobraram recolheram sete cestos. 9Eram cerca de quatro mil. Ele os despediu, 10e logo, entrando na barca com os discípulos, partiu para a região de Dalmanuta.

O sinal do céu.

11Saíram os fariseus e começaram a discutir com ele. E, para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal vindo do céu. 12Suspirando em seu coração, Jesus disse: “Por que esta geração pede um sinal? Na verdade vos digo: nenhum sinal será dado a esta geração!” 13E, deixando-os, embarcou de novo e seguiu para a outra margem.

O fermento dos fariseus.

14Eles se esqueceram de levar pães e não tinham senão um pão consigo na barca. 15E Jesus os advertia: “Abri os olhos e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16Comentavam entre si o fato de não terem pães. 17Jesus o percebeu e disse-lhes: “Por que estais comentando a falta de pães? Ainda não compreendeis nem entendeis? Tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos não vedes, tendo ouvidos não ouvis? Não vos lembrais, 19quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” Responderam-lhe: “Doze”. 20“E quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” Disseram-lhe: “Sete”. 21Então lhes disse: “Ainda não compreendeis?”

O cego de Betsaida.

22Chegando a Betsaida, trouxeram-lhe um cego, suplicando-lhe que o tocasse. 23Tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia. Pôs-lhe saliva nos olhos, impôs as mãos sobre ele e perguntou-lhe: “Vês alguma coisa?” 24Abrindo os olhos, ele disse: “Estou vendo as pessoas, parecem árvores que andam”. 25Em seguida, pôs de novo as mãos sobre os olhos do cego, e este começou a ver perfeitamente; ficou curado, de sorte que via tudo claramente, mesmo de longe. 26Jesus o mandou para casa, dizendo-lhe: “Nem sequer entres na aldeia!”

Jesus é o Cristo.

27Jesus foi com seus discípulos às aldeias de Cesareia de Filipe. E, enquanto caminhavam, perguntou a seus discípulos: “No dizer do povo, quem eu sou?” 28Responderam-lhe: “João Batista; para outros, Elias; para outros, um dos profetas”. 29Jesus perguntou-lhes então: “E para vós, quem sou eu?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo!” 30Então ele ordenou-lhes severamente que não falassem dele a ninguém.

O destino do Filho do homem.

31Então começou a ensinar-lhes que o Filho do homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, ser morto e ressuscitar após três dias. 32Falou-lhes isso abertamente. Então Pedro o chamou à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus, porém, virou-se e, olhando para os discípulos, censurou Pedro com estas palavras: “Afasta-te de mim, Satanás! Teu modo de pensar não é o de Deus, mas o dos homens”.

Como seguir a Jesus.

34Chamou depois a multidão junto com seus discípulos para perto de si e lhes disse: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e me acompanhe! 35Porque aquele que quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim e do Evangelho, este a salvará. 36Pois, que adianta a gente ganhar o mundo inteiro e arruinar a própria vida? 37O que a gente pode dar em troca da própria vida 38Porque quem se envergonhar de mim e de minhas palavras no meio desta geração adúltera e pecadora, dele também se envergonhará o Filho do homem, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital